História, perguntado por juth965, 7 meses atrás

1- EXPLIQUE A DERROTA DO EXÉRCITO FRANCÊS DIANTE DAS TROPAS RUSSAS EM 1812.

2- QUAL FOI A ATITUDE DE NAPOLEÃO BONAPARTE AO PERCEBER QUE D. JOÃO, PRÍNCIPE REGENTE DE PORTUGAL, NÃO ESTAVA RESPEITANDO O BLOQUEIO CONTINENTAL?

3- QUAL FOI A CONSEQUÊNCIA DA RUPTURA ENTRE PORTUGAL E FRANÇA QUE SE RELACIONA DIRETAMENTE AO BRASIL.​

Soluções para a tarefa

Respondido por caetanoals2065
1

Resposta:1)As tropas de Napoleão chegaram até Moscou em um dia como hoje, no ano de 1812. O exército francês, porém, encontrou uma cidade abandonada e queimada, numa emboscada armada pelos russos assim que souberam que as tropas do imperador francês estavam na fronteira da Rússia.  

A chamada Campanha Russa, na França, ou Guerra Patriótica, na Rússia, foi um ponto crucial para o temido exército francês, que acabou massacrado pelo frio e pela fome, sendo obrigado a retornar para a França, perseguido pelos russos. No caminho para casa, muitos homens morreram.  

 

Dos 500 mil homens das tropas de Napoleão que haviam rumado para a Rússia, apenas 27 mil retornaram. Essa derrota provocou uma grande mudança na política europeia, pois enfraqueceu a hegemonia francesa e abalou severamente a reputação de Napoleão como um gênio militar imbatível.

 

Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para assegurar sua posição como Imperador e preparar a resistência aos avanços dos russos. A campanha russa, iniciada no dia 24 de junho de 1812, terminou com o gosto da derrota no dia 14 de dezembro seguinte, quando as últimas tropas francesas deixaram a Rússia. Estes acontecimentos são retratados na obra Guerra e Paz, de Liev Tolstoi.  2)No começo do século XIX, o continente europeu vivia as agitações políticas e militares causadas pelo domínio napoleônico. A França conquistava diversos territórios e modernizava a sua economia a contragosto das diversas monarquias que repudiavam o processo revolucionário daquele país. Entre esses opositores estava a Inglaterra, uma das poucas, senão a única, nações que tinham condições econômicas e bélicas de se contrapor ao governo de Napoleão Bonaparte.

Ciente do poder de sua mais importante rival, Napoleão Bonaparte resolveu tomar uma medida de natureza autoritária, ao divulgar o chamado Bloqueio Continental. Lavrado em 21 de novembro de 1806, o documento estabelecia que todos os portos da Europa deveriam fechar suas portas para as embarcações inglesas. Desse modo, a França expandiria o seu mercado consumidor ao mesmo tempo em que enfraqueceriam as finanças de sua mais poderosa rival nos campos de batalha.

Do ponto de vista prático, a exigência francesa tinha natureza autoritária e não poderia ser imediatamente seguida pelas várias nações que apoiavam e dependiam, economicamente, das manufaturas inglesas. Uma das situações mais complicadas se dava com o caso de Portugal, nação que servia de porta de entrada para a Europa Continental e dependia largamente dos produtos industrializados britânicos.  3)A independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822. Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.A independência do Brasil tem uma grande ligação com a transferência da corte portuguesa para a colônia, em 1808. Os acontecimentos que se passaram no intervalo de tempo entre 1808 e 1822 levaram ao desgaste na relação entre a elite brasileira, sobretudo a do Sudeste, com o Reino de Portugal.

A corte portuguesa resolveu mudar-se para o Brasil, no fim de 1807, para fugir das tropas napoleônicas que invadiram Portugal em represália pelo país ter furado o Bloqueio Continental. Nessa época, a rainha de Portugal era d. Maria e o príncipe regente era d. João VI, e essa medida foi uma decisão deste.

Mudanças sensíveis aconteceram no Brasil nesse período, que ficou conhecido como Período Joanino. Essas mudanças ocorreram no campo cultural, econômico e até mesmo político. A primeira medida de grande repercussão na época foi a abertura dos portos do Brasil, em 1808. Esse foi o fim do monopólio comercial que existiu durante o período colonial.

Explicação:

Perguntas interessantes