Sociologia, perguntado por welingsonsalles, 3 meses atrás

1) Existia uma forte conexão entre o poder do monarca absolutista com as prerrogativas do Estado, esta passa a ser questionada, pois o crescimento da economia o da burguesia europeia está crescendo e com esse volume é demandado a equivalente ampliação de direitos civis e políticos desta importante camada social, dessa forma o poder que encontra concentrado no soberano, passa a ser compreendido como uma afronta a liberdade individual, dessa forma passa-se a defender com mais vigor o estabelecimento de limites à intervenção do Estado nas vidas privada e coletiva.

Baseado nesse contexto identificamos que o liberalismo político reduz as funções do estado e este passa a ser classificado como

Alternativas:

a)
estado mínimo ou de policia.

b)
estado médio ou de imposição.

c)
estado soberano ou de colonia.

d)
estado feudal ou de classe.

e)
estado inferior ou de renda.

2)
A democracia , ou o “governo do povo” em grego antigo, pressupõe um regime político no qual a condução dos afazeres da sociedade é definida pelos cidadãos, agindo diretamente neste processo de tomada de decisões ou por meio de representantes eleitos para tal finalidade; assim, o estabelecimento de processos eleitorais regulares, de mecanismos de participação popular, de partidos políticos e da observância da vontade majoritária são, certamente, requisitos fundamentais para uma democracia.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - A a democracia não consiste apenas em participações e representações, engloba também aspectos substantivos das condições de vida experimentadas pelo cidadão, com o bem estar humano, preservação de sentimento e segurança, proteção de minorias e capacidade de resoluções de conflitos de uma sociedade.

PORQUE

II - A criação de direitos e a viabilização de meios efetivos para o exercício destas prerrogativas, também são elementos indispensáveis a uma democracia, exigindo que, em certas situações, o Estado tenha uma conduta negativa, abstendo-se de interferir na vida cotidiana dos cidadãos, em benefício, por exemplo, de seu direito à propriedade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas:

a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

b)
As asserções I e II são proposições falsas.

c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por larissamagrani
1

O Estado equivale ao país e à nação. Por exemplo, quando se fala no Brasil, sabe-se que é um Estado que participa do Mercosul, que é o quinto em número de extensão e que é subdesenvolvido.

O Estado Mínimo no liberalismo

  • 1.A. O Estado Mínimo é um Estado que não possui intervenção governamental na economia e na parte mercantilista do país. O Estado Mínimo é um pressuposto do liberalismo econômico.

  • O liberalismo é uma ideia social, econômica e política fundamentada nas concepções de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a livre concorrência no mercado.

Saiba mais sobre o Estado em: https://brainly.com.br/tarefa/9298773

O que é Democracia?

  • 2.C. Democracia vem de "demos" = povo e "cracia" = governo, ou seja, governo do povo. Nela, todos têm poder de agir e de estar no mundo político e plural.

  • A democracia requer visibilidade, palavra, ação conjunta e meios para que todos e todas, sem exceção, participem da realidade social política.

  • No Brasil, a democracia é um regime que requer voto indireto e participação por meio dos votos em urnas eletrônicas. Portanto, o meio de sufrágio no Brasil é indireto, pois há uma demanda grande de cidadãos titulares para voto.

Saiba mais sobre a democracia em: brainly.com.br/tarefa/7283164

Anexos:
Perguntas interessantes