1. Existem orientações ministeriais em manuais para a composição de cores e a definição de intensidade de iluminação de acordo com princípios de humanização e ambiência. Essas orientações se alinham às requisições de conforto luminoso da RDC, aos requisitos das normas técnicas e aos códigos de obras locais.
Em relação às considerações necessárias para o projeto de luminotécnica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. ( ) As instalações de iluminação não são necessárias em um projeto executivo.
II. ( ) O controle natural da luz é sempre necessário nos locais em que pacientes são manipulados.
III. ( ) As instalações de luz devem seguir as prescrições da ISO/CIE 8995-1.
IV. ( ) Algumas unidades podem necessitar de obscuridade para as atividades.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
F, V, F, V.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
F, F, V, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
F, F, V, V
Explicação:
A afirmativa I é falsa, pois a prancha de luminotécnica, que inclui os detalhes dos pontos de luz, é parte componente do projeto executivo. A afirmativa II é falsa, pois a RDC recomenda a iluminação natural para alguns ambientes, mas a requisição para locais onde pacientes são manipulados (consultórios, salas de cirurgia e partos) é a presença obrigatória de controles e fontes de luz artificial no campo de trabalho. A afirmativa III é verdadeira, pois as instalações devem estar adequadas às normas técnicas que regem seu dimensionamento, representação e instalação. No caso da iluminação, a norma em vigência é a ISO/CIE 8995-1, que substituiu a NBR 5413. A afirmativa IV é verdadeira, pois pode ser necessário um ambiente com o mínimo de luz para atividades que são afetadas pela iluminância, como imagiologia, oftalmologia e laboratórios de biologia molecular.