1)Existem dois tipos básicos de contratos, preço fixo e custo mais margem. Assinale a alternativa que contenha apenas o tipo custo mais margem.
I-É um contrato de construção em que o contratado é reembolsado por custos projetados e aprovados pelas partes acrescido de percentual sobre tais custos ou por remuneração pré-fixada.
II-Nesse tipo de contrato, quem contratar a empresa construtora já sabe qual o valor que irá pagar pela obra, porém, pode haver contratos que deixem cláusulas que permitam alteração do preço caso os custos aumentem excessivamente.
III-Nesse tipo de contrato a empresa que contratou irá pagar o custo incorrido na obra e mais um percentual acima desse valor como lucro a ser auferido pela empresa que está fazendo a construção.
IV-É um contrato de construção em que o contratante concorda com o preço pré-fixado ou com a taxa pré-fixada, por unidade concluída que, em alguns casos, estão sujeitos às cláusulas de custos escalonados.
Corretas:
a) I e III. b) II e IV. c) I e IV. d) I, II e IV. e) II e III.
2)Aplicam-se às sociedades de grande porte, ainda que não constituídas por ações, as disposições da Lei nº 6.404, sobre escrituração e elaboração de demonstrações financeiras e a obrigatoriedade de auditoria independente. Assinale a alternativa que contém somente sentenças verdadeiras sobre a empresa de grande porte.
I-Considera-se de grande porte, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, receita bruta anual superior a R$ 240.000.000,00.
II-Ao fim de cada exercício social deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia.
III-Ao fim de cada exercício social, apresentar a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, o BP, a demonstração das origens e aplicações de recursos, entre outras demonstrações financeiras.
IV-Considera-se de grande porte, a sociedade ou conjunto de sociedades sob controle comum que tiver, no exercício social anterior, ativo total superior a R$ 300.000.000,00.
Corretas:
a)I e II. b)I, II e III. c)III e IV. d)II e III. e)II e IV.
3)De acordo com as normas baseadas em princípios e as novidades introduzidas pelo CPC, coloque um V (verdadeiro) ou F (falso) para as sentenças que se seguem e, após assinale qual a alternativa que contém a ordem correta.
I–Atualmente ainda se utilizam as alíquotas para depreciação dispostas pela legislação fiscal, de acordo com o CPC 27.
II–As mudanças na legislação contábil ainda não trouxeram grandes oportunidades para o contador retratar fielmente o que ocorre na empresa.
III-O contador deve, junto de seus auxiliares técnicos de cada área e informações técnicas dos fornecedores, definir a vida útil dos bens que utiliza na entidade.
IV-A empresa elaborará duas demonstrações, uma para fins societários e outra para fins fiscais, sendo as exigências fiscais exclusivamente para apuração dos impostos.
a)V V F F b)F F V V c)V F V F d)F V F V e)V V V V
4)Assinale abaixo qual a alternativa está incorreta de acordo com o CPC 17/09.
a)O contrato de construção pode ser negociado para a elaboração de ativo único ou pode também tratar da construção de diversos ativos que estejam intimamente interrelacionados ou interdependentes.
b)Existem dois tipos básicos de contratos, o contrato de preço fixo e o contrato de custo mais margem.
c)O reconhecimento da receita e despesa pode seguir o método da Percentagem Completada. Conforme forem ocorrendo os custos, as receitas vão sendo reconhecidas.
d)Na contratação da empresa e do estabelecimento do contrato é que se deve verificar se o correto é contabilizar os contratos para construção do ativo em separado ou em conjunto, caso sejam diversos ativos.
e)No caso de diversos ativos, não é necessário concordar como devem ser contabilizados os contratos para construção, devendo-se fazê-lo à medida que as construções vão sendo cumpridas.
5)O novo quadro da contabilidade exige do contador, do auditor e dos peritos cada vez mais posição de julgamento, para que demonstre com maior fidelidade a realidade econômica da empresa, também para definir a depreciação anual dos bens. Assinale a alternativa abaixo que define o método de depreciação que as empresas devem utilizar.
a)De acordo com o tempo de uso do bem, é que o método de depreciação será definido, pois todo bem tem seu "tempo útil de vida".
b)De acordo com o tipo do bem, é que o método de depreciação será definido, pois bens iguais devem ter taxas de depreciação iguais, independentemente de seu uso.
c)De acordo com a entidade, tipo de empresa, é que o método de depreciação será definido, pois bens iguais podem ter taxas de depreciação diferentes dependendo do seu uso.
d)De acordo com o porte da empresa, é que o método de depreciação será definido, pois empresas maiores tendem a possuir taxas de depreciação maiores para seus bens.
e)De acordo com o uso do bem, é que o método de depreciação será definido, pois bens iguais devem ter taxas de depreciação iguais, independentemente de seu uso.
Soluções para a tarefa
Olá!
É recomendável que coloque o minimo de questões para assim poder ajuda-lo melhor a resolver suas dúvidas
1) Analisando as alternativas temos que o tipo custo mais margem são:
I- O contrato de construção onde contratado é reembolsado por custos projetados e aprovados pelas partes acrescido de percentual sobre tais custos ou por remuneração pré-fixada.
II- Quem contratar a empresa construtora já sabe qual o valor que irá pagar pela obra, porém, pode haver contratos que deixem cláusulas que permitam alteração do preço caso os custos aumentem excessivamente.
IV- Num contrato de construção o contratante concorda com o preço pré-fixado ou com a taxa pré-fixada, por unidade concluída que, em alguns casos, estão sujeitos às cláusulas de custos escalonados.
Alternativa correta: d) I, II e IV.
2) As sociedades de grande porte, se caracterizam segundo a Lei nº 6.404, porque:
II-Ao fim de cada exercício social deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia.
III-Ao fim de cada exercício social, apresentar a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, o BP, a demonstração das origens e aplicações de recursos, entre outras demonstrações financeiras.
Alternativa correta: d)II e III.