1. Existe alguma relação entre o desenvolvimento das artes e da ciência no começo do século XX?
2. Que mudança importante em comum aconteceu na Física e nas artes por volta de 1905–1908?
3. Em qual das artes houve uma transformação radical do sentido de tempo?
Soluções para a tarefa
No 1 e 2 parágrafo tu encontra a resposta da questão 1
No 3 parágrafo tu encontra a resposta da questão 2
No último parágrafo tu encontra a resposta da última questão
Resposta: "Foi no princípio do século XX que um novo tempo e um novo espaço foram inventados. (...)
Investigando o velocíssimo fenômeno da propagação da luz, em 1905, Einstein criou a teoria especial da relatividade. Essa teoria tornou obsoletos [antiquados] muitos dos conceitos básicos de tempo e espaço clássicos. (...)
As artes visuais passaram por uma revolução semelhante. Pintores do início do século XX também estavam preocupados com problemas do espaço e aparência visual. Eles sentiram que as formas então aceitas de representar o espaço e as formas espaciais eram inadequadas para acomodar suas novas ideias. (..) Seu método e seu estilo tornaram-se conhecidos como cubistas'. (...)
Quanto ao sentido de tempo, foi também desafiado e transformado com as mudanças que se realizaram na música ocidental. Tal como na Física e na pintura, as mudanças no século XX foram radicais. (...) O lançador dessa ousada inovação [musical] foi Arnold Schoenberg e a data foi 1908. (...)
A nova estrutura mental do tempo e espaço simbólicos criou um novo mundo (...) e tornou as formas de toda arte e ciência do século XX radicalmente diferentes de qualquer coisa que tenha existido anteriormente. Ela foi a fonte de muito daquilo que veio a ser chamado de 'modernismo' pelos historiadores culturais."
1. A relação entre o desenvolvimento das artes e da ciência no começo do século XX está na busca pela racionalidade, mecanicismo e da busca pela perfeita representação do real.
2. Enquanto a física realizava uma revisão em seus clássicos modelos, a arte se reinventava a partir de movimentos como o dadaísmo e o expressionismo.
3. No cubismo, houve transformação radical do sentido de tempo.
Sobre o contexto das artes e da ciência no começo do século XX, e as mudanças que ocorreram nesse período, estacamos os seguintes tópicos.
Ciência e arte na virada do século XIX para o XX
O contexto de relativa paz na Europa trazia uma atmosfera de esperança e racionalidade ao continente. O avanço da ciência, através da razão, impulsionava a arte no mesmo sentido: a busca pelas respostas universais e pela representação perfeita da realidade.
As artes e a física: uma relação próxima
Em 1905, o físico alemão Albert Einstein publica a sua teoria da relatividade, enquanto o pintor espanhol Pablo Picasso propõe uma nova perspectiva artística a partir da decomposição da figura em seus quadros, como o famoso Les demoiselles d’Avignon (1907).
A arte e o(s) tempos(s): o cubismo e nova temporalidade artística
O cubismo e suas formas geométricas permitem a representação de uma pessoa ou cena em diferentes momentos, rompendo com a ideia de linearidade do tempo e trabalhando a simultaneidade.
Para saber mais sobre artes e ciência, visite: https://brainly.com.br/tarefa/49479301
#SPJ2