1)
Exercicio
De acordo com Platão, o homem tinha duas diferentes naturezas, a do corpo e a da alma. O corpo fazia parte do Mundo dos
Sentidos e a alma era pertencente ao Mundo das ideias. O corpo físico era o que mantinha a alma separada do seu mundo, por
isso chamava o corpo como cárcere da alma. Por que Platão afirma que "o corpo é o cárcere da alma"? O que essa afirmação
significa no contexto de sua filosofia?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Porque ele dizia que o corpo nos faz tomar decisões erradas e baseadas em nossos desejos e nossa alma nos fazia tomar as decisões baseadas na ética e moral.
Explicação:
Platão dizia que o corpo tem conexão direta com aquilo que nos afasta do bem pois faz parte dos nossos instintos e nos conduz a ignorância a alma ligada a razão por isso nos conduz ao bem e a sabedoria.
Ele dizia que o racionalismo vinha da alma que antagonizava com o corpo que estava relacionado com a busca do prazer e isso nos levava ao decaimento e portanto, uma pessoa só poderia tomar decisões corretas quando a parte racional da sua alma fala mais alto.
Resposta:
O filósofo Platão afirmava em vários textos e dialetos questões sobre a relação da alma e o ser humano. Ele definia o homem (corpo físico) como parte de uma estrutura da alma.
De acordo com Platão, o homem tinha duas diferentes naturezas, a do corpo e a da alma. O corpo fazia parte do Mundo dos Sentidos e a alma era pertencente ao Mundo das Ideias. O corpo físico era o que mantinha a alma separada do seu mundo, portanto, para que houvesse uma liberdade de fato o homem precisaria morrer, libertando sua alma. Por isso chamava o corpo como cárcere da alma.
Explicação: