Administração, perguntado por juliannecostaaa, 1 ano atrás

1) Etimologicamente, criminologia vem do latim crimino (crime) e do grego logos (estudo, tratado), significando o "estudo do crime". Para Afrânio Peixoto (1953, p. 11), a criminologia "é a ciência que estuda os crimes e os criminosos, isto é, a criminalidade". (Fonte: PENTEADO FILHO, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia. 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012). Assinale a alternativa correta. Alternativas: a) A escola clássica é um período histórico no qual prevalecia o entendimento de que o crime não seria um fenômeno natural, mas jurídico. b) Para a escola clássica o delito é fruto da opressão realizada pelas classes dominantes sobre o proletariado. c) A escola clássica entende o crime como um fenômeno natural. Logo, presente em todas as sociedades. d) A escola clássica utilizava o método empírico, ou seja, empregava a experimentação para validar uma premissa. e) A escola clássica é um terminologia equivocada, uma vez que nunca existiu dentro da criminologia.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
2
Olá, tudo bem? Vamos analisar cada alternativa para poder apontar ao final a opção correta da questão:

a) Verdadeira. Para a Escola Clássica Criminal, o crime deveria ser visto como uma entidade abstrata, sendo então separada do criminoso.

b)  Falsa. A Escola Clássica Criminal se baseava unicamente na lógica e na razão

c) Falsa. Essa perspectiva está relacionada à chamada Escola Positiva.

d) Falsa. Como já visto na alternativa b, a Escola Clássica Criminal tinha como base a lógica e a razão.

e) Falsa. Não apenas existiu, como evidenciado nas alternativas anteriores, como foi influente durante um longo período de tempo.

Como apenas a alternativa a é verdadeira, trata-se da opção correta de resposta.
Perguntas interessantes