Português, perguntado por lulukatreze, 7 meses atrás

1. Estudo do texto

DISTINGUIR FATO DE OPINIÃO É IMPRESCINDÍVEL PARA A DEMOCRACIA 2

Segundo Lins da Silva, atrelar fatos a opiniões pessoais de jornalistas, decorrentes do uso de mídias sociais, aumenta a confusão do público e prejudica a democracia
Em uma conferência digital, promovida pelo "think tank Centre of Study for Financial Innovation",
dois renomados jornalistas que exerceram cargos executivos − Lionel Barber, que dirigiu a redação do
"Financial Times", e Will Lewis, ex-chefe da "Dow Jones" e "The Wall Street Journal" − expressaram preocupação com o uso impróprio, como chamaram, das redes sociais por jornalistas, em especial pelo compartilhamento de opiniões pessoais.
2 Fonte: LINS DA SILVA, C. Distinguir fato de opinião é imprescindível para a democracia. Jornal da USP, 2020. Disponível em: https://jornal.
usp.br/radio-usp/distinguir-fato-de-opiniao-e-imprescindivel-para-a-democracia/. Acesso em: 29 out. 2020.
Na coluna desta semana, Lins da Silva comenta que a prática pode “aumentar a confusão que o público faz com frequência entre o que é notícia e fato divulgado pelo veículo jornalístico e o que é agenda política do próprio veículo ou dos jornalistas que trabalham nele”. Tal confusão, segundo o colunista, deriva do consumo de informações através de mídias sociais, estratégia adotada por muitos jornais, em que a informação jornalística é consumida através de posts, na maioria das vezes, sem distinção entre reportagem e artigo.
Para Lins da Silva, o jornalismo da atualidade precisa trabalhar com mais distinção entre fato e opinião, a fim de permitir o desempenho do pensamento crítico do público: “No mundo contemporâneo, mais do que nunca, é importante que os fatos, que a verdade factual seja respeitada e seja identificada, inclusive para tentar furar as bolhas que são formadas nas plataformas de mídias sociais em que apenas as pessoas retroalimentam a sua própria opinião e não se exponham a pontos de vista diversos, portanto, não pensam criticamente sobre aquilo que acreditam e radicalizam nas suas posições ideológicas e políticas”.

A seguir, temos algumas perguntas sobre o texto.

a. O texto apresenta uma crítica do autor. O que ele está criticando e por quê?

b. É possível afirmar que o autor do texto defende um ponto de vista? Apresente-o.

PRECISO DISSO PARA HOJE,É URGENTE!!!!


liviaoliveiradasilva: Oi, vc pode me dizer em q pagina do caderno do aluno essa atividade está?
thainacoutinho0702: Pag 5

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiagagrielli79
55

Resposta:

Segundo Lins da Silva, atrelar fatos a opiniões pessoais de jornalistas, decorrentes do uso de mídias sociais, aumenta a confusão do público e prejudica a democracia. ... Distinguir fato de opinião é imprescindível para a democracia.


mariaroselirodrigues: muito Obgd mim ajudou muito
leticiagagrielli79: dinada ❤❤
giovanna5366: Mais cadê a resposta da b?
goncalvesleticia939: queria a resposta da b ? tbm
Respondido por yuri14rodrigues
0

A. A crítica do autor está em relação ao que a mídia jornalística divulga nos seus meios de comunicação e principalmente à maneira pela qual eles divulgam tais informações, mexendo com a opinião pública.

B. O ponto de vista do autor Lins e Silva está no fato de que é necessário distinguir entre o que é uma opinião do jornal e o que é, de fato, a realidade apresentada.

Interpretação textual

Segundo Lins e Silva neste texto, temos que um sistema democrático só é totalmente estabelecido quando as mídias jornalísticas não possuem a intenção de moldar o pensamento crítico e a opinião da população.

Existe um confusão feita pelas pessoas nas mídias sociais quando uma informação é dada de certa maneira, seja em reportagens ou artigos.

Veja mais sobre a mídia jornalística em https://brainly.com.br/tarefa/23019335

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes