1)
"Estavam ausentes do regime brasileiro elementos centrais definidores do totalitarismo. (...) Nas condições do país, Vargas podia prescindir de tais instrumentos, que limitariam sua margem de manobra e de mediação".
FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Ed. 34, 2004.
Durante o contexto histórico do ‘Estado Novo’, deve-se considerar, em um esforço analítico, as relações diplomáticas e políticas que engendraram um processo de desenvolvimento econômico e social com participação ativa do capital internacional.
A respeito do contexto mencionado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A política de ‘barganha diplomática’ estabelecida por Vargas, especialmente no contexto do ‘Estado Novo’, viabilizou investimentos norteamericanos em infraestrutura e na criação de indústrias pesadas, ainda que houvesse simpatia de lideranças políticas brasileiras aos regimes europeus de exceção.
b)
Através do Sindicato Condor, estabeleceu-se no Brasil um vinculo de investimentos alemães que se estendeu até o fim da Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de nacionalizar a produção de minério de ferro.
c)
O alinhamento político anticomunista do Estado brasileiro aproximava-o dos países de ideologia fascista, como Alemanha e Itália; com este país, foi assinado um acordo de livre comércio conhecido como Carta del Lavoro, em 1938.
d)
Em função do anticomunismo que então era visível na sociedade brasileira, promoveu-se o encerramento de todas as atividades sindicais, de modo que a negociação entre empresários e funcionários passaria a se dar de forma direta.
e)
Com a crise de 1929 e a ‘Grande Depressão’, o mercado cafeeiro reposicionou-se e passou a privilegiar novos mercados, sobretudo na Ásia, em função do fechamento da economia norteamericana às importações de produtos agrícolas.
2)
Embora Getúlio aludisse à necessidade de dissolver todos os partidos para a constituição de um partido único logo após a implantação da ditadura, nunca levou a ideia a sério, e ela serviu como uma cortina de fumaça para despistar os integralistas. Quanto às mobilizações de massa, elas só surgiram nos últimos anos do regime, quando se tornaram um recurso de sua sustentação. Se se quiser definir o Estado Novo numa fórmula sintética, pode-se dizer que ele foi, a um tempo, autoritário e modernizador.
BAUSTO, Boris. Getúlio Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
A dinâmica política e social do ‘Estado Novo’, entre 1937 e 1945, esteve marcada por importantes rupturas com a ordem social vigente na nação brasileira e que vinham em um processo de transformação desde a Revolução de 1930.
De acordo com esse contexto, é correto afirmar que
Alternativas:
a)
a criação do DASP (Departamento de Administração de Serviços de Propaganda) viabilizou uma relação de controle do governo sobre os meios de imprensa, através da exaltação da personalidade de Vargas enquanto líder supremo.
b)
o fechamento do Congresso foi seguido pela criação de uma estrutura de Poder Legislativo que preconizava a existência de dois partidos políticos, o Partido Democrático e a Ação Integralista.
c)
a constituição de 1937, conhecida como ‘Polaca’ e elaborada por Oswaldo Aranha, centralizava o processo de divisão de poderes nas mãos do Executivo, através da criação de tribunais populares.
d)
a implementação da indústria petroquímica motivou debates em torno da participação do capital estrangeiro; nesta linha, setores nacionalistas defendiam a exploração do petróleo por indústrias exclusivamente brasileiras.
e)
os setores cafeeiro e algodoeiro foram os mais privilegiados pela política de diversificação produtiva de Vargas, mantendo no poder as bancadas de São Paulo e do Nordeste no Poder Legislativo após 1937.
paulasilva5790:
Alguém pode mim ajudar por favor
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
1 - É correta a alternativa A, sendo esta política responsável, por exemplo, pela construção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), modernização da Marinha brasileira (com doação de equipamento militar estadunidense) e investimentos na infraestrutura do país, que trouxeram importantes ganhos produtivos para o Brasil.
2 - É correta a alternativa D, um debate que acontecia no Brasil e em outros países onde havia descobertas de recursos naturais (como o petróleo) cuja a importância e o valor estratégico estavam em expansão no período.
Respondido por
45
Resposta:
AV2: A D A C D
Explicação: Corrigido pelo ava
Perguntas interessantes
Sociologia,
7 meses atrás
Sociologia,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás