História, perguntado por hanaah10, 8 meses atrás

1 – Escreva um cordel sobre tema medieval: magos, encantamentos, lugares ou forças sobrenaturais,
milagres, demônios ou monstros, feitiçarias...

2 – descreva o significados históricos dos seguintes termos: contrato de fidelidade, cristandade, cesaropapismo, duelos, inquisição, obrigações feudais, suserania, vassalagem, poder espiritual,
poder temporal

3 – Quais os elementos políticos, social, linguístico e religioso da transição da antiguidade para a
Idade Média.

4 – Como se notabiliza a desigualdade educacional (acesso á cultura escrita) na Idade Média?

5 – Indique transformações sociais e religiosas provocadas pela cultura germânica?

me ajude por favor​


armykook2409w: me desculpe ficou um pouco grande eu estava tentando resumir mas nao deu muito certo sksks
hanaah10: sem problemas kssks

Soluções para a tarefa

Respondido por armykook2409w
2

Resposta:1-eu não sei me desculpe

2-Vassalagem (do latim medieval vassus, latinização do termo de origem celta gwas, "rapaz") na Idade Média, consistia em um acordo de serviços recíproco entre uma pessoa política e economicamente menos influente e uma outra que sob esses aspectos lhe era superior.  Assim, um vassalo[1] é uma pessoa que tem uma obrigação mútua a um senhor ou soberano, no contexto do sistema feudal da Europa medieval. A obrigação frequentemente incluía suporte militar por cavaleiros em troca de certos privilégios, usualmente incluindo posse de terras como feudo.

Dessa maneira, afirmam-se as relações de dependência pessoal, de vassalagem, garantindo aos senhores aumentar continuamente sua força militar, através do apoio armado que recebiam de seus vassalos (nobres hierarquicamente inferiores). Estes, em troca de fidelidade e lealdade a seu senhor, recebiam benefícios, como o feudo. A cerimónia da homenagem, através da qual o vassalo colocava suas mãos entre as do senhor, sacramentava, solenemente, os laços de dependência pessoal. Ao longo da Alta Idade Média, esse quadro político se consolida, afirmando-se o poder local, monopolizado pelo senhor feudal. Vale lembrar que a relação de suserania e vassalagem é exclusiva da classe nobre, ficando esta a cargo da força militar.

“Provavelmente a partir do período carolíngio, um segundo ritual, propriamente religioso, veio sobrepor-se ao anterior: com a mão estendida sobre os evangelhos ou sobre as relíquias, o novo vassalo jurava ser fiel ao seu senhor”.

3-Este artigo faz uma análise de percepções e de concepções sobre o que é a criança e resgata a evolução do conceito de infância da antiguidade aos dias atuais, associando tais mudanças à dinâmica social pelo surgimento de novas estruturas familiares e de fatores históricos, sociais, políticos e culturais. São discutidos algumas particularidades da criança e seu processo de desenvolvimento cognitivo sob a luz da teoria de Piaget, considerando a infância inserida nas grandes sociedades de consumo capitalistas e analisando como ela interpreta as informações apresentadas pelo mercado através das propagandas e outros meios. Este artigo tem como objetivo contextualizar a evolução das percepções em relação à criança, evidenciando sua inserção crescente no mercado de consumo, peculiaridades inerentes à sua idade, sua relação e comunicação com os pais e como eles são significativos no desenvolvimento de sua autonomia e capacidade crítica. O consumo exagerado se afirma culturalmente e gera consequências na infância, frutos de um processo alienante que vem sendo construído pelo sistema capitalista e reproduzido pelas pessoas.

4-O objetivo deste estudo é revisar as produções científicas referentes a letramento que  foram publicadas em artigos indexados em dois portais de periódicos, a saber: PePSIC e  LILACS. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de busca eletrônica das publicações  científicas indexadas, em cujo título constasse o descritor letramento, e abrange os artigos  publicados no Brasil no período de 1995 a 2015. Os dados subsidiaram a elaboração de  planilhas que facilitaram a sistematização das informações coletadas da bibliografia sobre  letramento por meio de busca eletrônica. A proposta foi apreender quais assuntos  e áreas do conhecimento têm ocupado com maior frequência essas publicações. Desse modo, discutiu-se o conceito de letramento, desigualdades educacionais e  relações étnico-raciais. Adotaram-se aportes teóricos de autores contemporâneos sobre a  temática, além da perspectiva da hermenêutica de profundidade (HP), de Thompson, como referencial metodológico. Os resultados indicam que as revistas foram principalmente das  áreas de Educação, Psicologia, Geriatria, Ciências da Nutrição e Nefrologia, dando ênfase aos seguintes assuntos sobre letramento: contexto escolar (crianças, jovens e docentes), educação inclusiva no ambiente educacional e fora dele (idosos), letramento em saúde (hospitais) e letramento digital. Porém, não houve foco para as desigualdades sociais, em particular as ligadas às relações étnico-raciais.

5-No estudo da passagem da Antiguidade para a Idade Média estamos acostumados a assinalar o processo das invasões bárbaras como o grande marco inicial do mundo medieval. Dessa forma, temos a enganosa impressão de que tal fato histórico gerou um fenômeno de substituição dos costumes dentro da Europa. Em outros termos, a cultura da civilização romana morreria para dar lugar aos “rudimentares” costumes dos povos bárbaros.

Explicação:espero  ter ajudado me desculpe acabei me empolgando e escrevi um pouquinho de mais,me desculpe se estiver algo errado.

Beijo e um abraço:)


hanaah10: muito obg me ajudou muito maninha ♥️
armykook2409w: :)
armykook2409w: ;3
hanaah10: ♥️♥️
armykook2409w: tchau maninho :3
hanaah10: tchau mani (ㆁωㆁ)
Perguntas interessantes