1. Escreva cinco maiores descobertas científicas que revolucionaram o
mundo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Barco
Vários povos da Antiguidade entraram para a História pelos feitos que realizaram no mar. Os fenícios eram grandes marinheiros e comerciantes: há cerca de 3 mil anos, eles percorriam a costa do Mediterrâneo com os seus navios mercantes. Já os vikings fizeram pilhagens frequentes por todo o Norte da Europa, a bordo dos seus barcos de guerra.
O transporte marítimo de mercadorias e de passageiros sofreu uma grande evolução graças aos descobrimentos portugueses do século 15. O arranque da navegação dessa época constitui uma das principais causas do desenvolvimento da ciência.
3 – Vidro
Descoberto durante a Era de Bronze, por volta do ano 2000 a.C., o vidro é um dos elementos mais úteis para nosso cotidiano. Presente em objetos que vão de edifícios a smartphones e de utensílios de cozinha a computadores, essa invenção possui uma importância muito maior do que normalmente atribuímos a ela.
4 – Lâmpada
Em 1835, James Bowman Lindsay demonstrou ao mundo a primeira lâmpada elétrica durante uma demonstração em Dundee. No entanto, aparentemente inconsciente da importância de sua invenção, ele não se preocupou em registrar sua patente, abandonando o projeto para ir trabalhar em tecnologias de telegrafia sem fio. Felizmente, inventores como Thomas Edison trataram de manter o invento vivo, sem o qual é difícil imaginar a vida atualmente.
5 – Medidas de tempo
Olhando para o céu, o homem retirou as primeiras medidas de tempo, dividindo o dia em duas partes: dia e noite, associados ao Sol e à Lua. Foi no ano 2000 a.C. que começamos a observar que a sombra das árvores projetadas pelo Sol se movia pelo caminho percorrido e que assim era possível estabelecer um sistema que medisse o tempo.
E se o Sol ensinou a medir as horas, a Lua mostrou como computar as semanas e os meses: o homem contava quantos dias durava cada fase da Lua e cada intervalo de 7 dias era chamado pelos romanos de “septimana” – traduzido ao português para semana. Quando todos os períodos lunares chegavam ao fim, isso representava 1 mês.
6 – Motor a vapor
Denis Papin e Thomas Savery, no final do século 17, desenvolveram os primeiros motores a vapor de uso prático; entretanto, a verdadeira revolução na área foi criada por Thomas Newcomen, em 1712: o motor de Newcomen. O próximo grande avanço ocorreu em 1769 pelas mãos de James Watt, que criou uma máquina com um condensador que minimizava as perdas de calor e que possuía outras finalidades, como propulsão de moinhos e tornos.
7 – Prensa
Antes de Johannes Gutternberg inventar a imprensa na metade do século 15, o acesso da população em geral ao conhecimento era mínimo. Graças ao dispositivo criado por ele, no entanto, pela primeira vez foi possível produzir livros em larga escala, o que possibilitou não só mudanças na ordem social e econômica, como inspirou milhares de pessoas a trabalhar em suas próprias descobertas.
8 – Avião
A criação do avião foi um grande marco para a História, pois ele diminuiu de forma significativa o tempo de viagem entre duas cidades. O inventor brasileiro Alberto Santos Dumont desenvolveu o primeiro avião do mundo capaz de realizar um voo completo, incluindo decolagem, permanência no ar e pouso, sem a necessidade de uma rampa para lançamento.
9 – Pólvora
Inventada por alquimistas chineses, a pólvora é uma das criações mais mortais já feitas pela humanidade. Inicialmente usada junto a uma espécie de atirador de lança primitivo voltado a atacar inimigos distantes, durante a Idade Média o material passou a ser usado de maneira mais refinada, resultando nas primeiras armas de fogo modernas.
10 – Eletrecidade
É graças à eletricidade que nós conseguimos acender uma lâmpada, ligar a TV ou colocar o celular pra carregar. Porém, nem sempre a eletricidade existiu. No tempo das nossas bisavós, por exemplo, as pessoas não podiam comprar muita comida, pois ela se estragava muito rápido, já que não tinha nenhuma geladeira para armazenar.