1)- Escreva as siglas dos estados da Região Sudeste e as respectivas capitais.
2- Sobre a Região Sudeste, descreva : a) Relevo b) Climas c) Vegetação
3- Explique o que é ilha de calor e cite as causas desse fenômeno.
4- Explique o que é o efeito estufa, cite as causas e cite as
consequências.
5- Segundo a FAO, quais são as principais vítimas da alta do preço dos
alimentos?
6- Quais fatores que agravam a situação dos deslizamentos?
7- Quais fatores intensificam os alagamentos? Cite as consequências.
ME AJUDEMMM!
QUEM ME AJUDAR VAI GANHAR 10 PTS ✌️
Soluções para a tarefa
Explicação:
1) São Paulo (SP) = São Paulo
Rio de Janeiro (RJ) = Rio de Janeiro
Espírito Santo (ES) = Vitória
Minas Gerais (MG) = Belo Horizonte
2) O relevo da região Sudeste é bem variado: por um lado, encontramos superfícies elevadas, como as serras da Mantiqueira, da Canastra e do Mar; e por outro, planícies costeiras, largas, que formam amplas baixadas litorâneas.
3) Ilha de calor é um fenômeno climático que ocorre a partir da elevação da temperatura de uma área urbana se comparada a uma zona rural, por exemplo. Isso quer dizer que nas cidades, especialmente nas grandes, a temperatura é superior a de áreas periféricas, consolidando literalmente uma ilha (climática).
4)Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Sem a presença desse fenômeno, a temperatura na Terra seria muito baixa, em torno de -18ºC, o que impossibilitaria o desenvolvimento de seres vivos.queima de combustíveis fósseis é uma das atividades que mais produzem gases de efeito estufa. A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas. Esse aumento das temperaturas decorrente da intensificação do efeito estufa é conhecido como aquecimento global.
5) A população
6) As chuvas
7) fatores ligados a urbanização causadas pelo desmatamento,que intensifica o escoamento superficial, construção inadequada de diques...; a principal consequência é a ameaça da saúde pública.
1) Sigla Estado Capital
ES Espírito Santo Vitória
MG Minas Gerais Belo Horizonte
RJ Rio de Janeiro Rio de Janeiro
SP São Paulo São Paulo
2)Relevo
O relevo pode ser definido como as formas da superfície de um planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Os primeiros, também chamados de endógenos, atuam de dentro para fora, como o vulcanismo e o tectonismo
Clima Equatorial:
Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.
Clima Tropical:
Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente,
Clima Temperado:
Presente em áreas de médias altitudes, é o único tipo de clima que possui as quatro estações bem definidas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Possui temperaturas mais amenas, com médias anuais que variam em torno de 8ºC e 15ºC, e umidade que varia de acordo com a sua localização (quanto mais próximo ao litoral, mais úmido).
Subtropical: Presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado.
3)Ilhas de calor urbano (ICU) é o nome dado às cidades com elevado grau de urbanização que têm a temperatura maior do que as regiões rurais próximas. Esse fenômeno acontece devido à concentração de asfalto, ruas, avenidas e concreto (prédios, casas e outras construções).
4)A queima de combustíveis fósseis é uma das atividades que mais produzem gases de efeito estufa. A concentração desses gases na atmosfera impede que o calor seja irradiado, aquecendo ainda mais a superfície terrestre, aumentando, portanto, as temperaturas.
5)A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) informou nesta quinta-feira que o índice de preços de alimentos chegou ao seu nível mais alto desde que a agência começou a medi-lo, em 1990.
O Índice da FAO, uma medida dos preços de alimentos básicos no nível internacional, alcançou uma média de 236 pontos em fevereiro, uma alta de 2,2% em relação a janeiro e o índice mais alto em termos reais e nominais desde que a instituição baseada em Roma começou a monitorar os preços.
De acordo com a FAO este índice registrou alta pelo oitavo mês consecutivo.
A agência informou ainda que os preços globais de cereais sofreram um grande aumento, com os preços de exportação dos grãos mais importantes apresentando uma alta de 70% em relação a fevereiro de 2010.
A FAO aponta como causa deste aumento o declínio na produção global de cereais em 2010 e a crescente demanda.
Cereais e petróleo
O Índice de Preços de Cereais, que inclui os preços dos principais alimentos básicos como arroz, trigo e milho, aumentou 3,7% em fevereiro, o nível mais alto desde julho de 2008.
A FAO também informou que o Índice de Preços da Carne alcançou uma média de 169 pontos em fevereiro, alta de 2% em relação a janeiro.
Este número contrasta com o Índice de Preço do Açúcar, que chegou a uma média de 418 pontos, um pouco abaixo do registrado no mês anterior, mas ainda 16% mais alto do que em fevereiro de 2010.
Além dos aumentos, a agência da ONU também teme a possibilidade de aumento do petróleo, que pressionaria ainda mais o setor de alimentos.
'Altas inesperadas do preço do petróleo podem piorar uma situação que já é precária nos mercados de alimentos', afirmou David Hallam, diretor da Divisão de Comércio e Mercado da FAO.
6)O desmatamento de encostas e as ocupações irregulares em morros são considerados “fatores de risco” para deslizamentos. Primeiro, porque a vegetação costuma amenizar o impacto da chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo.
7)Com a pavimentação das ruas e a cimentação de quintais e calçadas, a maior parte da água, que deveria infiltrar no solo, escorre na superfície, provocando o aumento das enxurradas e a elevação dos rios
te ajudei <3