1) Escreva as principais características das seguintes regiões do ambiente aquático:
A) Zona eufótica ou fótica:
B) Zona afótica:
Soluções para a tarefa
Resposta:A) Zona eufótica ou fótica: é a parte de um ecossistema aquático que recebe luz solar suficiente para que ocorra a fotossíntese.
Mesmo em água clara, a intensidade de radiação decresce exponencialmente com a profundidade, e a fotossíntese é restrita principalmente aos 100 m superiores. A profundidade da zona eufótica é bastante afetada pelas variações que ocorrem na turbidez da água. Dado que a zona eufótica é a única zona da coluna de água em que existe produtividade primária (algas, por exemplo), com excepção daquela associada a exalações hidrotermais, em zonas abissais e ao longo de cristas meso-oceânicas, a profundidade da zona fótica é em geral proporcional ao nível de produtividade primária existente na área.
A transparência da água, que determina a profundidade da zona eufótica, é medida com um Disco de Secchi.
B) Zona afótica: É a camada profunda dos ecossistemas aquáticos onde já não se faz sentir a ação direta da luz solar, ou seja, não se desenvolvem nesta região seres fotoautotróficos, como as algas.[1] Mas, há diversos micro-organismos e animais que apresentam características que lhes permitem sobreviver nas profundezas do oceano. Os peixes abissais são exemplos de animais que vivem na zona afótica, entre 2000 metros e 6000 metros de profundidade. Alguns deles alimentam-se de restos de organismos que caem em direção ao fundo do oceano, vindos da zona fótica.
Explicação: é isso :)