História, perguntado por kronos11, 8 meses atrás

1) Escreva a história do POVO INDÍGENA NO BRASIL (antes do ano de 1500): como viviam, alimentação, religiosidade, agricultura, rituais, cultura, relação com a natureza, divisão de tarefas, entre outros;

2) Escreva sobre os índios hoje no Brasil (onde e como vivem, o que fazem, como são tratados, economia...);

3) Escreva porque NÃO é correto chamar o povo indígena de “bugres” :

4) Cite as principais contribuições deste povo, na formação cultural brasileira:

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiamattos976
0

Explicação:

A visão europeia sobre os povos indígenas foi, desde a colonização, etnocêntrica, a qual considera o modo de vida indígena inferior por não conter elementos considerados, pelos europeus, símbolos de civilização e progresso. No entanto, a antropologia e a sociologia contemporâneas já desmistificaram essas análises preconceituosas, estabelecendo que as diferenças culturais entre os povos não são motivos para estabelecer-se uma hierarquia cultural.

Respondido por tainaferrazzorzo
0

1) Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura, religião e costumes. Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo.

2) A maioria dos 740 mil indígenas encontrados hoje no Brasil habita regiões de floresta, em terras destinadas pelo governo. Nessas terras, os índios vivem em aldeias, em que geralmente eles mesmos produzem seu próprio alimento. As famílias se ajudam e as crianças são criadas livremente.

3) Bugre é a denominação dada a indígenas de diversos grupos do Brasil, por serem considerados sodomitas pelos europeus. O termo bugre representa uma força contrária aos preceitos ditados pela ortodoxia da Igreja.

4) Na formação cultural, os índios contribuíram com o vocabulário, o qual possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga, Itamaracá, entre outros. Com o folclore, permaneceram as lenda como o curupira, o saci-pererê, o boitatá, a iara, dentre outros.

Perguntas interessantes