1. Escolha uma vertente da linguagem do Grafite e faça sua linha do tempo. Exemplos para a escolha do tema: um grafiteiro ou grafiteira, uma cidade ou país, um estilo de grafite. Informações importantes: data/período, nomes/movimentos, breve descrição e imagens. * Pesquise linhas do tempo da arte, para ter melhores referências.
2. Pesquise PATRIMÔNIOS CULTURAIS MATERIAIS BRASILEIROS e faça um mapa mental VISUAL.
3. Pesquise PATRIMÔNIOS CULTURAIS IMATERIAIS BRASILEIROS e faça um mapa mental VISUAL.
por favor me ajuda .
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu não tenho o mapa mental, mas espero ter te ajudado um pouco(●´∀`)ノ♡
Explicação:
• impressionismo:
No séc. xix, os impressionistas parecem apreender o instante em que a ação está acontecendo, criando novas maneiras de captar a luz e as cores, nessa tendência há influência da fotografia, nascida em 1827.
artistas: claude monet, édouard manet, auguste renoir, alfred sisley, edgar degas e camille pissarro (1830-1903). pós-impressionismo: paul cézanne e paul gauguin, o holandês vincent van gogh e os neo impressionistas, como os franceses georges seurat e paul signac.
• expressionismo:
movimento artístico que se caracteriza pela expressão de intensas emoções. o grito, do norueguês edvard munch (1863-1944), um dos expoentes do movimento.
•art nouveau:
surgiu na última década do século xix, na inglaterra. fenômeno tipicamente urbano, que nasceu nas capitais e se difundiu para o interior. o art nouveau procurou preservar o contato do artista com a natureza e desenvolver um artesanato habilidoso. subproduto da art nouveau = art déco: para objeto de decoração.
• arte aplicada:
design com função utilitária para objetos de uso cotidiano. esse movimento artístico reúne as mais diversas tendências, entre elas: as ideias da industrialização, do movimento das artes e ofícios, da arte oriental, das artes decorativas e das iluminuras medievais. artistas: gustav klimt e henri de toulouse-lautrec.
• cubismo:
contrários ao impressionismo, os cubistas não pretendiam fixar na tela uma impressão imaginária, mas pretendiam construir um quadro de motivos sólidos e duradouros, trazendo de volta o problema da representação do volume colorido sobre uma superfície plana. artista: pablo picasso (1881-1973).
•abstracionismo:
não existe relação entre formas e não representa a realidade. artista: wassily kandinsky (impressão, domingo).
• futurismo:
(1909 - manifesto futurista - filippo tommaso marinetti): visão estática da realidade, exaltação do futuro. artistas: umberto boccioni (escultor), carlo carrà, luigi russolo, giacomo balla (velocidade abstrata – o carro passou), gino severini.
• dadaísmo:
(início do século xx): nome escolhido aleatoriamente por tristan tzara, a palavra significa, na linguagem infantil, “cavalo”. tinham a intenção de se libertar do pensamento racionalista, ou seja, era a libertação da psique. sátira e crítica dos valores tradicionais.
• surrealismo:
manifestações absurdas e ilógicas do subconsciente; imagens e sonhos. artistas: salvador dali (figurativo - a persistência da memória), marc chagall (figurativo – o violino verde), joan miró (abstrato - noitada esnobe da princesa), max ernst (abstrato).
•op-art:
arte óptica. victor vasarely foi o criador da plástica do movimento. esse movimento apresenta figuras geométricas, em preto e branco ou em cores, que provocam sensações de movimento.
•pop-art:
arte popular. movimento artístico nascido nos estados unidos, que retratava o cotidiano das grandes cidades na década de 1960.