1. Escolha uma conjunção de cada tipo e crie uma frase como exemplo de uso:
a. CAUSAL (porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, a que, uma vez que, visto que, visto como):
b. CONFORMATIVA (conforme, segundo):
c. CONCESSIVA (embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, se bem que, por mais que, por menos que, apesar de que, nem que):
d. CONSECUTIVA (que (depois de tal, tanto, tão ou tamanho), de modo que, de forma que, de sorte que):
e. CONDICIONAL (se, caso, contanto que, salvo
se, a menos que, dado que, a não ser que, sem que):
f. FINAL (para que, a fim de que):
g. PROPORCIONAL (à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais... menos, quanto menos... mais):
h. TEMPORAL (quando, enquanto, desde que, assim que, até que, logo que, antes que, depois que):
i. COMPARATIVA (como, que, do que (depois de mais, menos, menor, maior, pior e melhor), bem como, assim como, que nem):
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conjunções Causais
São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.
São chamadas conjunções conformativas aquelas que iniciam uma oração subordinada em que se exprime a conformidade de um pensamento com o da oração principal. Exemplos: Conforme, como (no sentido de conforme), segundo, consoante. Conforme o presidente, os juros têm que cair no próximo semestre.
Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.
As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem condição. As conjunções integrantes adverbiais utilizadas são: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc. Exemplos: Iremos à festa desde que não chova.
Proporcionais: introduzem uma oração que expressa um fato relacionado proporcionalmente à ocorrência da principal. São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que e as combinações quanto mais... (mais), quanto menos... (menos), quanto menos...