1)
Escolha a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase a seguir:
“Durante o ____________, um dos grandes problemas debatidos pelos filósofos da época foi o uso da _____________ para explicar a fé. O principal pensador da Escola Patrística, ___________________, protagonizou uma tese que se pode resumir na frase: "Credo ut intelligam" (Creio para entender).
Alternativas:
a)
Período Medieval - razão - Santo Agostinho.
Alternativa assinalada
b)
Período Greco-romano - verdade – Platão.
c)
Milagre Grego - filosofia - São Tomás de Aquino.
d)
Período Helenístico - filosofia - Santo Agostinho.
e)
Período Greco-romano - razão - São Tomás de Aquino.
2)
Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como sofistas. Tidos como "sábios", eram pagos para ensinar aos jovens, principalmente a arte da argumentação.
Sobre estes pensadores, considere as afirmações a seguir:
I. Os sofistas eram mestres que viajavam de cidade em cidade e realizavam aparições públicas (discursos) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para ensinar a arte da argumentação.
II. Os sofistas acreditavam que através dos argumentos era possível se chegar à melhor solução em cada caso.
III. Os sofistas destacaram-se porque estavam preocupados em ajudar voluntariamente os cidadãos a desenvolverem as habilidades de discurso, que para os gregos eram fundamentais para a política.
IV. A retórica dos sofistas não se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos, dos princípios éticos ou dos sentimentos, mas em demonstrar a efetividade dos argumentos, o que tornava motivo de crítica por resvalar ao uso do discurso para a manipulação.
Estão corretas as afirmações:
Alternativas:
a)
I, II e IV.
Alternativa assinalada
b)
I, II e III.
c)
I, II, III e IV.
d)
II e III.
e)
II e IV.
3)
Antes do surgimento da Filosofia, a humanidade pautou-se pelos mitos na constituição de explicações sobre o homem e a natureza.
Assinale a afirmativa mais adequada com relação às diferenças entre mito e filosofia.
Alternativas:
a)
O mito não se importa com contradições, com o fabuloso e o incompreensível. A confiança e a crença no mito vinham da autoridade religiosa do narrador. A filosofia, ao contrário, não admite contradições, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional; além disso, a autoridade da explicação não vem da pessoa do filósofo, mas da razão, que é a mesma em todos os seres humanos.
Alternativa assinalada
b)
O mito é a expressão do coerente. Todas as explicações, apesar de não terem uma base científica, possuem um raciocínio lógico.
c)
O mito é uma narrativa em que a origem do mundo é apresentada imaginativamente, enquanto a filosofia caracteriza-se como a explicação dos sentidos.
d)
O mito descreve nascimentos sucessivos, incluída a origem do ser, e a filosofia descreve a origem do ser, a partir do dilema insuperável entre caos e medida.
e)
O mito é a filosofia em questão são frutos das origens gregas. Tanto os mitos, como a filosofia, tiveram como foco as explicações sobre a humanidade, os fenômenos da natureza, as virtudes e defeitos. Na verdade, não há diferenças entre as duas formas de explicar as questões da humanidade.
4)
A divergência e contradição não só produz a unidade do mundo, mas também a sua transformação. O mundo é um eterno fluir, como um rio, e é impossível banhar-se duas vezes na mesma água. Fluxo contínuo de mudanças, o mundo é como um fogo eterno, sempre vivo". (ABRÃO, Bernadette Siqueira. A história da filosofia. São Paulo: Nova Cultural, 2004, p. 32).
O texto se refere ao pensador:
Alternativas:
a)
Heráclito.
Alternativa assinalada
b)
Aristóteles.
c)
Parmênides.
d)
Pitágoras.
e)
Tales.
GABARITO CORRIGIDO PELO AVA:
1-> A
2->A
3->A
4->A
Soluções para a tarefa
1- a
2- a
3- a
4- a
acho que é isso, espero ter ajudado♀️
Resposta:
AAP1 - ETICA, POLÍTICA E SOCIEDADE – A
1) A filosofia medieval possuía suas características próprias, o que contribuiu para a compreensão do momento histórico, de acordo com os temas das principais obras do período. Considere as assertivas a seguir:
I – O principal tema abordado foi a relação entre a razão e a fé.
II – Buscava-se evidenciar a existência e a natureza de Deus pelo uso da razão.
III – Entre os temas de interesse no período estava a individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.
IV – Foram construídas interpretações da razão em novas abordagens, o que não permite integrar obras dos pensadores gregos à análise da filosofia medieval.
Estão corretas:
Alternativas:
a) I e II.
b) I, II e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III. Certa.
e) I, II, III e IV.
2) A Escola Patrística é o primeiro momento da filosofia cristã. Sobre esta tendência filosófica, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Por defender uma integração da existência divina, a Patrística rejeitou a filosofia greco-romana em seu todo.
b) O trabalho de São Tomás de Aquino inicia a escola Patrística ao discutir os conceitos da liberdade do homem em detrimento do rigor cristão que dominou o período Medieval.
c) Santo Agostinho é um dos principais pensadores da Patrística e sua importância se deve ao fato de questionar os dogmas da Igreja Católica para propor uma aproximação com o pensamento da dialética grega.
d) A patrística resultou do esforço feito pelos primeiros padres da Igreja para conciliar a nova religião – o Cristianismo – com o pensamento filosófico dos gregos e romanos. Certa.
e) Foi um movimento de pensadores cristãos que procuravam justificar teórica e filosoficamente a concepção de vida pelo uso do livre arbítrio nas decisões seculares, que muitas vezes privilegia a razão e não os princípios da Bíblia.
3) Sobre a obra de São Tomás de Aquino, considere (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( V ) Este pensador considera que a filosofia se diferencia da teologia porque se funda no exercício da razão humana, enquanto a teologia baseia-se na revelação divina.
( F ) As obras de São Tomás mostram que a revelação é um critério de verdade e não cabe questionamento, evidenciando que é impossível a aplicação da filosofia para se alcançar a verdade divina.
( V ) Suas obras fazem parte da Escolástica, que reconhece o valor positivo do livre-arbítrio do homem, ao mesmo tempo que este deve ser utilizado segundo os princípios cristãos que permitem levar o homem à salvação.
( F ) São Tomás justifica em suas obras os motivos pelos quais, a partir da Era Medieval, a filosofia se torna uma ciência complementar à teologia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a) V, F, V, F. Certa.
b) F, F, V, F.
c) F, V, F, V.
d) V, F, F, V.
e) V, V, F, V.
4) Escolha a alternativa que preenche adequadamente as lacunas da frase a seguir:
“Durante o ____________, um dos grandes problemas debatidos pelos filósofos da época foi o uso da _____________ para explicar a fé. O principal pensador da Escola Patrística, ___________________, protagonizou uma tese que se pode resumir na frase: "Credo ut intelligam" (Creio para entender).
Alternativas:
a) Período Medieval - razão - Santo Agostinho. Certa.
b) Período Greco-romano - verdade – Platão.
c) Milagre Grego - filosofia - São Tomás de Aquino.
d) Período Helenístico - filosofia - Santo Agostinho.
e) Período Greco-romano - razão - São Tomás de Aquino.
Observação: CORRETAS, COMO SEMPRE!!!!