1) Envolve toda a célula delimitando-a:
3 pontos
a) citoplasma
b) membrana plasmática
c) núcleo
d) complexo de golgi
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
a membrana plasmática, como ja diz o seu nome envolve toda a célula animal e das bactérias
Resposta:Complexo golgiense, também chamado de complexo de Golgi e aparelho de Golgi, é uma organela encontrada nas células eucarióticas, caracterizada por ser um conjunto de vesículas achatadas dispostas em uma pilha. Essa organela está relacionada a vários processos, como a secreção celular. Veja a seguir mais sobre essa importante estrutura.
O complexo golgiense é uma estrutura formada por uma série de vesículas empilhadas que apresenta duas faces: a cis e a trans.
O citoplasma da célula apresenta várias organelas, cada uma com uma função definida. Elas são fundamentais para a sobrevivência da célula e, consequentemente, do organismo. Entre essas organelas está o complexo golgiense, que foi descrito, em 1898, por Camilo Golgi.
O complexo golgiense é um conjunto de vesículas achatadas (cisternas) que possuem porções laterais dilatadas e estão dispostas uma em cima da outra, formando uma espécie de pilha. Cada vesícula achada, que é uma espécie de saco membranoso, garante que o material dentro dela não se misture com o material presente no citoplasma da célula.
A membrana plasmática, também chamada de membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que delimita a célula, separando o meio intracelular do meio externo. Ela atua delimitando e mantendo a integridade da célula e como uma barreira seletiva, permitindo que apenas algumas substâncias entrem, como oxigênio e nutrientes, e outras saiam, como os resíduos.
O núcleo celular é a região da célula eucarionte em que ocorre o controle das atividades celulares. É nesse local que encontramos os cromossomos, estruturas que consistem em DNA e em moléculas proteicas associadas. No núcleo, também é feita a síntese de todos os tipos de RNA, os quais são posteriormente transferidos para o citoplasma.