1- Entreviste uma pessoa próxima a você (seu pai, sua mãe, um avô ou avó, tia, tio ou amigo(a)) que tenha mais de 50 anos. Nessa entrevista você fará os questionamentos abaixo e registrará as respostas. Depois deverá digitá-las no formulário da atividade MAPA: ENTREVISTA: a) Qual sua idade? b) Qual seu grau de escolaridade? c) Caso nunca tenha frequentado a escola, cite os motivos. Se frequentou, diga como foi este período para você. Quais as dificuldades encontradas, se desistiu no meio do caminho, se abandonou os estudos, e o porquê. (É importante que o entrevistado diga o ano ou década em que ele estava em idade escolar). 2- Com base em nossos estudos da disciplina de Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação (material de estudo, aulas conceituais e ao vivo), responda: a) Considerando as informações do entrevistado, pesquise e cite a qual período da História do Brasil corresponde os dados apresentados em sua entrevista (Exemplo: caso seu entrevistado relate sua idade escolar na década de 70, vo
Soluções para a tarefa
A- Pessoa entrevistada: Mãe;
B - Idade: 52 anos;
C - Nasceu durante o período da ditadura militar, vivia sob a escola tradicionalista.
O período da ditadura militar foi um retrocesso ao nosso país, sem contar a tortura e extermínio dos que não eram a favor de seus métodos.
Durante a ditadura militar os partidos eram:
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB e o poderio governista da Aliança Renovadora Nacional (ARENA).
Precisamos ressaltar que o autoritarismo e a ditadura são opostos da democracia e cidadania.
No que tange os direitos civis a ditadura militar promoveu a retirada da censura, e, com cada Ato Institucional essa retirada aumentava, e, consequentemente as classes menos favorecidas foram as que mais necessitavam de liberdade de expressão, como artistas e músicos em geral, repórteres, professores e políticos que iam contra o sistema.
Por fim, o processo de redemocratização que vaio a acontecer somente no final da década de 80 trouxe de volta o sentimento de liberdade, mesmo que aos poucos, com o voto direto e a abertura da censura, melhorando os direitos civis.