1. Entre tantos componentes de uma membrana plasmática, tem-se as proteínas que atuam como receptores. Esses podem ser inclusive associados aos glicídeos, denominados glicoproteínas. Em células de defesas do nosso organismo há uma enormidade desses receptores. Como atuam os receptores proteicos das membranas?
2. Os centríolos são responsáveis pela formação das fibras do fuso que orientarão a célula em processo de divisão. Por meio desses há construção dos flagelos e cílios. Os flagelos estão presentes somente nos espermatozoides quando se trata de células humanas. Os cílios por sua vez tem um papel muito importante no sistema respiratório. De que modo atuam os flagelos e os cílios nesses referidos exemplos?
3. Vários são os transportes mediados pela membrana plasmática. Dois deles são conhecidos como difusão simples e difusão facilitada. Estabeleça uma relação entre os dois processos, comparando-os em suas características e seus modos de agir.
4. A diabete mellitus é uma doença comum no mundo todo e muitas vezes é decorrente de maus hábitos alimentares. Nesses há uma produção insuficiente de insulina, hormônio proteico que controla a taxa de açúcar. Nesse texto há referência às proteínas e aos açúcares. Relacione separadamente três funções de cada um desses elementos que compõe a nossa dieta:
5. Bastante ágeis são as células neuronais e musculares. O metabolismo dessas células é rápido e intenso. Se houver algum dano nessas células haverá um prejuízo muito intenso, pois são células permanentes (exceto musculatura lisa) e não poderão ser repostas. Nesse contexto, qual organela tem essa função referida? Justifique:
Soluções para a tarefa
RESPOSTAS:
01) Essas proteínas se unem especificamente com as chamadas moléculas sinalizadoras. A união da molécula sinalizadora a seus receptores específicos gera uma serie de reações no interior das células, no qual o resultado final depende não só do estimulo recebido mas também de vários outros fatores, como estado celular, situação metabólica da célula, presença de patógenos etc. As proteínas da membrana plasmática funcionam como receptores da membrana, encarregadas de receber sinais de substâncias que levam alguma mensagem para a célula, aonde determinadas glicoproteínas atuam na membrana como um verdadeiro “selo marcador”, sendo identificadas especificamente por outras células. As proteínas transmembrana que ao se ligarem a molécula sinalizadora são ativados e geram uma cascata de sinais intracelulares alterando o comportamento da célula.
02) Flagelos dos espermatozoides fazem sua locomoção no sistema reprodutor feminino, desde a vagina até a tuba uterina, onde ocorre a fecundação.
Os cílios tem um papel importante no sistema respiratório por ser estruturas filamentosas que auxiliam na locomoção do corpo, os cílios se encontram na traqueia com o objetivo de capturar e remover as impurezas vindas da respiração livrando o organismo de bactérias ,atuando assim no sistema respiratório. Os cílios por sua vez tem integração na superfície das células de tuba uterina, fazendo o transporte do óvulo fecundado até o útero, para uma futura gravidez.
03) Difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. Ocorre da região que as partículas estão mais concentradas para a região menos concentrada, até que então atinja um equilíbrio nas concentrações, com isso a difusão ocorre a favor de um gradiente de concentração, portanto sem gasto de ATP. A diferença entre a difusão simples e a difusão facilitada está quando existe um auxílio de proteínas que atuam como carreadoras de substâncias, no qual capturam as moléculas e facilitam a sua entrada na célula.
04) Difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. Ocorre da região que as partículas estão mais concentradas para a região menos concentrada, até que então atinja um equilíbrio nas concentrações, com isso a difusão ocorre a favor de um gradiente de concentração, portanto sem gasto de ATP. A diferença entre a difusão simples e a difusão facilitada está quando existe um auxílio de proteínas que atuam como carreadoras de substâncias, no qual capturam as moléculas e facilitam a sua entrada na célula.
05) São mitocôndrias que possuem a função da respiração celular, através do ciclo de Krebs e cadeia respiratória.