1. Entre os avanços introduzidos pela Constituição de 1988, quanto à afirmação do direito à educação, destaca-se o da gratuidade do ensino e não apenas do ensino obrigatório, nos estabelecimentos oficiais, pela primeira vez afirmada nesta extensão na Carta Magna. Tendo reafirmado que a educação é direito de todos Art. 205, explicita o dever do Estado, no Art. 208, no qual são assegurados outros significativos progressos relativos ao direito à educação escolar.
Vinte anos da Constituição federal de 1988: avanços e desafios na educação brasileira p.26
O Brasil conseguiu avançar no campo da educação após a Constituição de 1988, porém problemas também estão sendo enfrentados, a respeito de tudo isso com base no texto e no e-book da unidade podemos afirmar que:
Soluções para a tarefa
A educação avançou muito de fato após a constituição de 1988 , todavia, muitos problemas ainda são enfrentados de modo que através do estudo da educação como um todo podemos apontar a desigualdade social como sendo um dos principais fatores que fazem com que a educação brasileira não seja tão eficiente quanto poderia.
Assim, é dever da pedagogia observar meios eficientes de promover a educação do modo mais eficiente possível para que mesmo havendo dificuldades, seja possível haver educação de qualidade.
1) A Constituição de 1988 representa um grande avanço para a educação brasileira. Quanto ao direito à educação, qual é o aspecto mais relevante?
Resposta: b) A declaração do direito à educação tem como aspecto mais relevante as garantias. Os direitos estão expressos no Capítulo II, que trata dos direitos sociais, especificamente o art. 6º: “São direitos sociais a educação, a saúde (...)".
Explicação: Resposta correta
A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, representa um salto de qualidade com relação à legislação anterior. A declaração sobre o direito à educação é detalhada em relação às garantias, mas o acesso, a permanência e o sucesso na escola fundamental continuam como promessa não efetivada.