Filosofia, perguntado por aguiarjulia801, 8 meses atrás

1) Entre as principais características da Ética Cristã, podemos citar: (Aula 19) *
5 pontos

O comportamento do ser humano deve ser regulado por Deus.

O homem já foi corrompido pelo pecado.

Submissão a vontade de Deus para a salvação da alma.

Todas as alternativas estão corretas.


2) Assinale a alternativa que apresenta corretamente a diferença entre a ética grega e a ética cristã. (Aula 19)


A ética cristã tem como fim um objetivo material, pertencente ao mundo sensível.

A fundamentação para ação ética cristã está na fé e no amor a Deus.

A ética grega está baseada na relação de cada indivíduo com o Deus cristão.

A ética grega não se fundamenta no racionalismo e busca o transcendente.



3) São definições de mal, segundo Santo Agostinho, EXCETO: (Aula 21)


O mal metafísico-ontológico: ausência do bem.

O mal moral: pecado, má vontade. Ocorre quando a vontade tende para as criaturas e não para o criador.

O mal físico: provindo do pecado original.

O mal divino: proveniente da determinação que Deus deu ao homem.


4) “Pois se Deus prevê tua felicidade futura, nada te pode acontecer senão o que ele previu, visto que, caso contrário, não haveria presciência. Todavia, não estamos obrigados a admitir a opinião, totalmente absurda e muito afastada da verdade,que tu poderás ser feliz sem o querer ” Agostinho. Assinale a frase abaixo que se identifica com essa ideia de Agostinho: (Aula 21) *
5 pontos

"Sem a vontade livre o ser humano não seria responsável por seus atos”.

“Deus, sem forçar ninguém a pecar, prevê, contudo, os que hão de pecar por própria vontade”.

“Perguntando se o livre-arbítrio vem de Deus, conclui que sim, sendo que quando se age mal é porque se fez a escolha errada".

"A origem do mal não provém de Deus".

5) Sobre o conceito de livre-arbítrio segundo Tomás de Aquino, é correto afirmar: (Aula 22) *

A finalidade do ser humano é alcançar a felicidade, e a verdadeira felicidade seria aproximar-se de Deus.

O mal é o aproximamento de Deus.

O mal nasce do livre-arbítrio que o homem concedeu a Deus.

Todas as alternativas estão corretas.


6) Assinale a alternativa que apresenta corretamente a concepção de virtude apresentada por Tomás de Aquino: (Aula 22) *


Virtude é realizar suas ações indo contra os ensinamentos propostos nas escrituras sagradas.

Virtude é lapidar os paixões, desejos e vontades individuais em prol de um melhoramento moral.

Virtude é seguir sua razão independente de sua conexão com a fé cristã.

Virtude é abandonar a sua razão tendo em vista a sua fé no cristianismo.


7)A ética, segundo Hume, se fundamenta: (Aula 25)


nas emoções e paixões humanas.

na primazia da razão sobre as emoções.

nos sentimentos divinos.

Todas as alternativas estão corretas.


8) "A moralidade é mais propriamente sentida que julgada” Hume. De acordo com Hume, as paixões e a vontade: (Aula 25) *

são frutos da natureza humana e independentes da razão.

são o motor de nossas ações (determinismo).

estão presentes em todos os seres humanos, mas com intensidades diferentes.

Todas as alternativas estão corretas.

9) Segundo Kant, nós atingimos nossa maioridade moral quando: (Aula 27) *
5 pontos

fazemos o uso público da razão.

pensamos através das mensagens dos gurus e famosos.

não pensamos ou escolhemos por nós mesmos.

deixamos de colocar tudo no tribunal da razão.


10) "Age segundo uma máxima(um princípio) tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal." Kant. Essa expressão faz parte de qual conceito kantiano? (Aula 27) *
5 pontos


Imperativo hipotético

Imperativo empirista

Imperativo categórico

Imperativo da vontade​

Soluções para a tarefa

Respondido por mcjefinho18
5

Resposta:

1-D

2-D

Explicação:confia po

Respondido por larissamagrani
0

Sobre a ética cristã, pode-se afirmar:

1- D. A ética voltada à concepção cristã relaciona-se com a figura de Deus e como o homem se relaciona com Ele. Nesta ética, o homem, de acordo com o Antigo Testamento, pecou contra Deus e originou no mundo o pecado original, culminado pela desobediência à ordem divina. Com isso, o ser humano se viu corrompido pelo pecado e, para estabelecer um novo vínculo a Deus, renunciou aos prazeres e à vida carnal e terrena para se voltar a Deus por completo. Eticamente, sua vida é direciona a Deus e às vontades divinas, sendo submisso às leis divinas.

2-B. A ética grega está voltada à razão e ao bem viver do homem. Esta ética gira em torno do homem e das suas ações no mundo. Assim, o que interessa é o agir humano no mundo sensível e empírico. Já a ética cristã basea-se na relação homem-Deus e o quanto a ação humana vai de encontro com as vontades e ordens divinas, voltando-se ao amor celeste e ao desprezo aos prazeres carnais e terrenos.

3-D. Para Santo Agostinho, há o mal moral, que é quando o homem peca para favorecer suas vontades e seus interesses mundanos, o mal metafísico, que representa a ausência do bem e o mal físico, culminado pelo pecado original de Adão e Eva. Santo Agostinho não considera que o mal foi criado por Deus, que é um Ser Perfeitíssimo e o livre-arbítrio, dado por Deus aos homens, é um sinal de que o homem não é determinado, mas que é livre para amar a Deus e conhecer a Verdade.

4-B. Para Agostinho, o homem, que é detentor do livre-arbítrio, possui vontade e essa vontade pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal. Logo, Deus, sendo onisciente e onipresente, conhece seus filhos e sabe, de forma prévia, que pecará e quem não pecará.

5-A. De acordo com Santo Tomás de Aquino, o homem tem como finalidade ética alcançar o Verdadeiro Bem, dito Deus. Quanto mais o homem se aproxima de Deus na Terra, mais o Reino dos Céus e, portanto, a verdadeira felicidade estará em suas mãos.

6-B. A virtude para Santo Tomás de Aquino diz respeito à utilização da razão humana ligada à fé cristã. Logo, o homem poderá ser virtuoso à medida que limitar suas vontades e suas paixões a fim de aperfeiçoar sua ética e voltá-la ao Sumo Bem, que é Deus.

7-A. Para Hume, entretanto, a ética humana está voltada às experiências e aos conhecimentos empíricos. Logo, o homem não deve confiar na razão ou afirmar uma ética metafísica. A ética, por outro lado, volta-se ao homem, que é um feixe de impressões, sendo ela consequência das suas vontades e suas paixões.

8-D. As paixões e vontades humanas, na filosofia humeana, formam a ética humana à medida que influenciam nos sentimentos e no conhecimento do homem. São parte da natureza humana e monitoram as ações do homem no mundo.

9-A. Para Kant, a maioridade moral se configura quando os homens agem de acordo com sua própria razão e pensam por si mesmos. Assim, no quesito ético, agem de forma racional e universal, respondendo por seus atos e abdicando do subjetivismo relativista.

10-C. O imperativo categórico de Kant diz respeito à forma ética racional que o homem deve adotar em suas ações. Quando age por intermédio da racionalidade, o homem passa a agir de acordo com os preceitos universais éticos e que se referem a todos. Logo, todos devem agir de acordo com a razão e com a deontologia, isto é, a ética baseada no dever humano.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/16569432

Anexos:
Perguntas interessantes