1. Entre as características do Antigo Regime podemos destacar: * 1 ponto Liberdade de expressão; Liberdade de voto; Igualdade da lei; Hierarquização da sociedade.UEG – GO) Leia o texto a seguir: “Socialmente, o sans-culottes representam os citadinos que vivem de seu trabalho, seja como artesãos, seja como profissionais de ofício; alguns, depois de uma vida laboriosa, se tornam pequenos proprietários na cidade, e usufruem as rendas de um imóvel.” PÉRONNET, Michel. Revolução Francesa em 50 palavras-chaves. São Paulo: Brasiliense, 1988. P. 248. 2. A análise do texto demonstra que os interesses sociais dos sans-culottes, importantes personagens da Revolução Francesa, se confundiam com os: * 1 ponto Da pequena burguesia que, apesar das conquistas econômicas, via-se pressionada pelo aumento do custo de vida; Dos camponeses, já que ambos lutavam pela abolição dos privilégios feudais no campo e posse de terras coletivas; Dos membros do baixo clero, uma vez que lutavam por reformas sociais, mas não eram contra a liberdade religiosa; Da classe dos girondinos, pois apesar de diferenças de classes, ambos os grupos eram politicamente moderados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)d) Hierarquização da sociedade
2)a) Da pequena burguesia que, apesar das conquistas econômicas, via-se pressionada pelo aumento do custo de vida;
1 - É correta a alternativa D, já que no Antigo Regime (modo como ficou conhecido, na historiografia ocidental, o Absolutismo Monárquico comum na Europa até as revoluções burguesas) havia um sistema social, político e econômico que dividia as pessoas, de forma rígida, em "níveis", fenômenos que descrevemos como hierarquização.
Por exemplo, havia diferentes direitos e deveres para nobres e plebeus, de modo que um crime cometido por um plebeu contra um nobre tinha punição muito mais séria se um nobre cometesse o mesmo ato contra um plebeu.
2 - É correta a alternativa A, já que os Sans-Culottes (literalmente, "sem calças", termo pejorativo usado para descrever estes pequenos comerciantes e artesãos pela alta burguesia) eram parte desta classe.
Embora não fossem tão economicamente vulneráveis quanto os camponeses, tinham direitos políticos e sociais limitados, e frequentemente viam-se em dificuldades econômicas, não sendo privilegiados pelo sistema do Antigo Regime e tendo, por isso, combatido na revolução para derrubá-lo.