Português, perguntado por Hanna2425, 1 ano atrás

1- Entre 1920 e a atualidade , o Brasil passou por três reformas ortográficas , isto é , três mudanças nas regras de escrita das palavras . Transcreva do texto cinco vocábulos ou expressões que tenham sofrido alterações do longo do tempo.
B- Que palavras são empregadas mais comumente hoje no lugar de jururu e reinadeira ?
C- Releia o trecho " que lá mora des'que nasceu". Por que essa é uma construção estranha para o leitor atual ?
D- Tia Anastácia é apresentada como uma excelente negra de estimação. Qual era a provável função dessa personagem na casa ?
E - A abolição da escravatura aconteceu em 1888 , portanto três décadas antes da publicação dessa obra de Monteiro Lobato. Como se explica , então, o uso da expressão negra de estimação e seu tratamento por preta ?
F- Com base na reflexão proposta no item e , explique como a linguagem revela a ideologia em vigor no contexto histórico do início do século XX. Expressões como as citadas para referir -se a tia Anastácia seriam aceitáveis nos dias de hoje ?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Lucilap
935

Olá!!!


Considerar as mudanças promovidas pelas reformas ortográficas e analisar um texto com regras de escrita antiga demonstram a língua como símbolo inacabado que sofre alterações ao longo do tempo.


Desta forma, podemos citar como vocábulos ou expressões que tenham sofrido alterações ao longo do tempo: naquella (grafia atual = naquela), pae (grafia atual= pai), móra (grafia atual= mora), appellido (grafia atual = apelido) e panno (grafia atual = pano)


B) Nos dias atuais o trecho " que lá mora des'que nasceu" soa estranho porque pouco usamos o apostrofe como pontuação para supressão de letras numa palavra. Desta forma nos dias atuais utilizaríamos a expressão desde que nasceu para marcar a temporalidade da ação.


C) Tia Anastácia era responsável por cozinhar e cuidar das crianças da casa.


D) O uso da expressão negra de estimação representa um estereótipo racista, que apesar da abolição da escravatura permanece mascarado na sociedade através de uma suposta aceitação do negro no ambiente familiar.


E) Como dito, a linguagem representa a perpetuação de um estereótipo racista mascarado através das relações domésticas. É possível encontrar situações como estas ainda nos dias de hoje, porém ao menos publicamente, este tipo de expressão é mais combatido e encarado como preconceituoso.


Espero ter ajudado e bons estudos!


gaby1326: obgd
gabriellasoaarp564e9: Obrigada
guilheribeirop5aa1m: E a F? '-
crossriderrcfp5zc2m: ela se confundiu, a E responde a F, vc tem q ler a pergunta, e ver a resposta pra poder saber o que refere-se...
Perguntas interessantes