1
Ensino médio (secundário)Português 15 pontos
A segunda estrofe do poema de Fernando Pessoa apresenta outra visão da conquista marítima portuguesa,sendo toda construída para responder à pergunta " Valeu a pena ? " .Em um tom lírico ,o eu lírico ultrapassa a reflexão acerca da história e chega a uma reflexão existencial. A) No contexto dos versos "Valeu a pena?Tudo vale a pena/ Se a alma não é pequena ", qual e o sentido da palavra pequena ? B) O eu lírico emprega metaforicamente a imagem do cabo Bojador.Leia o boxe ao lado e, depois , explica o sentido dos versos "Quem quere passar além do Bojador/Tem que passar além da dor"
2) no últimos versos de "Mãe português" , o eu lirico conclui: "Deus ao mar o perigo e o abismo deu / mas nele é quê espelhou o céu" .
A) no contexto dos versos, qual e o sentido que a metáfora céu adquire ?
B) de acordo com esses versos qual sério o significado do mar para o povo português? Comprove sua resposta com elementos do texto
6) no texto 2 o velho que surge diante das naus na praia do resto toma a palavra para fazer uma crítica perante os navegadores
A) qual é a cética que ele faz? Comprove sua resposta com elementos do texto
B) segundo o velho o que a conquista dos mares custou ao povo português? Comprove sua resposta com versos do poema
Soluções para a tarefa
1.
A) "Pequena" tem o sentido de sem ambições, sem elevação de espírito, com poucas aspirações. Então, uma alma não pequena é uma alma com aspirações infinitas, que sempre quer mais.
B) O cabo Bojador era o ponto mais difícil da viagem marítima. Poucos conseguiam passar dele. Então, ultrapassá-lo era um sinal de muita força e coragem.
Aqui, o cabo Bojador vira símbolo de grande dor, mas também de grande glória (a dor é o preço da glória).
2.
A) Nesses versos, "céu" adquire o sentido metafórico de glória. Era a recompensa por enfrentar os perigos e abismos do mar.
B) Para o povo português o mar seria um símbolo de superação, de enfrentamento dos medos.
6.
A) No texto 2, o velho critica o sofrimento popular causado justamente essas viagens marítimas organizadas pelos nobres.
B) A conquista dos mares custou ao povo português a perda de muitas pessoas, causando sofrimento à população.