1
Ensino médio (secundário) Física 5 pontos
"...O Brasil tem potencial para produzir pelo menos 15 mil megawatts por hora de energia a partir de fontes alternativas”. Somente nos Estados da região Sul, o potencial de geração de energia por intermédio das sobras agrícolas e florestais é de 5.000 megawatts por hora. Para se ter uma idéia do que isso representa, a usina hidrelétrica de Ita, uma das maiores do país, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, gera 1.450 megawatts de energia por hora." Esse texto, transcrito de um jornal de grande circulação, contém, pelo menos, UM ERRO CONCEITUAL ao apresentar valores de produção e de potencial de geração de energia. Esse erro consiste em"
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em estabelecer uma relação de medida errada (MW/H)
o correto seria MW(.)H (megawatt hora)
Explicação:
Esse conceito está atualmente errado porque o watt é uma unidade de potência, o watt-hora é uma unidade de energia gerada e o watt/hora indica uma taxa de variação da potência consumida com o tempo. Veja os exemplos:
Uma lâmpada cuja potência é 100 W consome energia a uma taxa de 100 joules por segundo. Em uma hora consome 360.000 joules ou, equivalentemente, 100 Wh. Se ficar acesa durante 10 horas, consumirá 1000 Wh ou 1 kWh.
100 W * 10 h = 1000 Wh
A unidade watt por hora (W/h) deve ser usada para indicar "potência por unidade de tempo". Seu múltiplo, o megawatt por ano (MW/a), é usado para expressar a variação da potência consumida em certo sistema de carga; por exemplo:
"A potência consumida tem sido aumentada a uma taxa de 10 megawatts por ano (10 MW/a)."
Isso significa que a capacidade de fornecimento/geração de energia (medida em unidades de potência) vem aumentando em 10 MW a cada ano ou 10 MW/a.