1)
Enquanto nos preocupamos com situações que geram perigo em abstrato, há um determinado tipo de crime que provoca danos concretos e que atingem ou tem potencial para atingir toda a população, embora não sejam proporcionalmente censurados no meio social.
Qual tipo de criminalidade pode se encaixar dentro do contexto dessa afirmação?
Alternativas:
a)
Crime de tráfico de drogas.
b)
Crime violentos.
c)
Crime de colarinho-branco.
d)
Crimes Sexuais.
e)
Crime contra o patrimônio.
2)
A crise econômica no Brasil é reflexo de duas situações distintas que se uniram para criar um dos piores cenários financeiros já vividos na nossa república. Enquanto banqueiros europeus e americanos investiram quantias elevadas na compra de títulos podres do mercado imobiliário estadunidense, os governos latino-americanos endividaram-se esperando um crescimento contínuo para cobrir os pagamentos futuros. Ocorre a falência de instituições financeiras no hemisfério norte encareceu o crédito o que aumento a dívida dos países emergentes que não conseguiram pagar sem comprometer os seus serviços. No Brasil, a dívida aumentou de forma expressiva nos últimos anos com investimentos realizados pelo governo, sem estudos sobre a sustentabilidade desses gastos, além, principalmente, dos desvios de dinheiro públicos noticiados como o maior caso de corrupção já investigado no país.
Como que a prática de crimes de colarinho branco afeta a população em geral?
Alternativas:
a)
O crime econômico atinge a economia somente dos mais ricos.
b)
O crime econômico atinge direitos sociais que são sustentados pelo orçamento do Estado que deve aproveitar a maior receita possível com o melhor gasto dos seus investimentos.
c)
O crime econômico atinge direitos de liberdade ao impedir as pessoas de exercerem a suas personalidades.
d)
O crime econômico atinge somente as atividades bancárias e comerciais inexistindo qualquer impacto para a população em geral.
e)
O crime econômico só atinge o orçamento do Estado, mas não compromente a prestação de serviços públicos como educação e saúde.
3)
Em uma conversa de bar entre três amigos empresários, inicia-se uma discussão sobre o pagamento de tributos no Brasil e como eles se comportam perante o fisco.
Zezin: Todos sonegam impostos, por que eu vou pagar?
Zezão: Ninguém realmente declara tudo que recebe.
Zé: Somente sonego para continuar competindo no mercado, caso contrário meu negócio ruiria
Qual dos fenômenos abaixo representa essas três afirmativas contidas na conversa fictícia acima?
Alternativas:
a)
Obstáculos estruturais para a denunciação do crime.
b)
Neutralização da culpa.
c)
Cifra dourada.
d)
Cifra negra.
e)
Fatores de prognóstico estatístico.
4)
O crime pode ser o resultado de diversos fatores externos e internos ao delinquente. Sobre essa compreensão, considere as seguintes afirmações:
I - A formação de guetos entre imigrantes tem potencial para aumentar a criminalidade;
II – O crescimento do desemprego pode aumentar o número de crimes
III – A imigração aumenta a criminalidade
Enunciado: Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões):
Alternativas:
a)
II e III.
b)
I e III.
c)
I e II.
d)
I.
e)
II.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- c) Crime de colarinho-branco.
2- b) O crime econômico atinge direitos sociais que são sustentados pelo orçamento do Estado que deve aproveitar a maior receita possível com o melhor gasto dos seus investimentos.
3- b) Neutralização da culpa.
4- c) I e II.
Explicação:CORRIGIDA PELO AVA
1- Alternativa correta C: Crime de colarinho-branco.
Os crimes de colarinho branco
Os crimes de colarinho branco são praticados por indivíduos que pertencem à uma camada que se encontra no topo da pirâmide social.
Na legislação brasileira, os crimes de colarinho branco são aqueles que têm como bem jurídico tutelado penalmente a ordem econômica, como os crimes contra o sistema financeiro nacional e os crimes contra a ordem econômica e tributária, atentando diretamente contra a economia de um país.
2-Alternativa correta B: O crime econômico atinge direitos sociais que são sustentados pelo orçamento do Estado que deve aproveitar a maior receita possível com o melhor gasto dos seus investimentos.
A sociedade e o crime de colarinho branco
Os crimes de colarinho branco são cometidos em face da sociedade, e suas consequências não são visíveis como, por exemplo, em crimes contra o patrimônio em que o cidadão se sente individualmente lesado, mas o desenvolvimento social acaba prejudicado, assim como toda a sociedade, uma vez que cada desta forma a sociedade sente o impacto destes crimes na falta de educação, cultura, saúde, segurança, transporte, habitação.
3- Alternativa correta B: Neutralização da culpa.
A neutralização da culpa na criminalidade
Na Neutralização da culpa ocorre por meio das pessoas que cometem atos ilegítimos com o comportamento de neutralizar, temporariamente, certos valores éticos dentro de si mesmas, que normalmente as impediriam de perpetrar esses atos.
É um método psicológico usado pelas pessoas para “desligar” sua censura interior temporariamente, quando praticam, ou estão para praticar, atos ilegítimos.
4-Alternativa correta C: I e II
A criminalidade e fatores externos
I- A segregação socioespacial traz as desigualdades como fator que, diminui as oportunidades de mobilidade social, acesso ao emprego, estreitamento dos horizontes de oportunidades para os pobres e o aumento da violência urbana
II- O processo de desaceleração econômica reflete no aumento do desemprego e pode levar a aumentos crescentes da criminalidade, independentemente de qual grupo é afetado pela piora do mercado de trabalho. Assim, além do desemprego, a sociedade pode se deparar com um aumento da criminalidade.
Para saber mais sobre crimes de colarinho branco, clique: https://brainly.com.br/tarefa/22022841