1(Enem) "João de Deus levanto-se indignado. Voi oté o jonelo e fica olhando poro fora. Alt na frente está a panificadora italiano de Gamba & Filho. Ontem era uma casinhota de porta e jonelo, com um letreiro torto e errado: *Podaria Nápole". Hoje é umo fabrico... joõo de Deus olha e recordo... Quanto Vittorio Gombo chegou da Itália com uma trouxa de roupa, a mulher e um filho pequeno, os Albuquerques eram donos de quose todos as cosos do quorteirõo. [...} 0 tempo passou. Os negócios pioraram. A herança nào ero o que se espe-rovo. Com o correr dos onos os herdeiros foram hipotecando as casas. Venciam as hipotecas, nào havio dinheiro pora resgatá-las. As propriedades, entõo, iam passondo para a mão dos Gambas, que prosperavam"VERÍSSIMO. E. Músico oo longe. Porto Alegre: Globo. 1974. (adaptado) 0 texto foi escrito no começo da década de trinta e revela, por meio das recordações do personagem, características sócio-históricas desse período, as quais remetem:a)à ascensão de uma burguesia de origem italiana.b)ao início da imigração italiana e alemã, no Brasil, a partir da segunda metade do século.c)ao modo como os imigrantes italianos impuseram, no Brasil, seus costumes e hábitos.d)à luta dos imigrantes italianos pela posse da terra e pela busca de interação com o povo brasileiro.e)às condições socioeconômicas favoráveis encontradas pelos imigrantes italianos no inicio do século.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Olá!!
A resposta correta é a de letra a)à ascensão de uma burguesia de origem italiana.
Bom, os Italianos começaram a vir para o Brasil pois seu país estava passando por uma situação complicada de grande desemprego e como o nosso território era "novo" muitas pessoas vieram tentar a vida aqui.
Assim muitos desses imigrantes venderam tudo o que tinham no seu pais de origem para poder investir em terras e em pequenas empresas. A principal região que eles se instalaram foi a do Sul e também a do Sudeste.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes