1) (Enem – 2017 - adaptado) Houve uma grande elevação do número de casos de malária na Amazônia que, de 30 mil casos na década de 1970, chegou a cerca de 600 mil na década de 1990. Esse aumento pode ser relacionado a mudanças na região, como: * 1 ponto a) as transformações no clima da região decorrentes do efeito estufa e da diminuição da camada de ozônio. b) o empobrecimento da classe média e a consequente falta de recursos para custear o caro tratamento da doença. c) o aumento na migração humana para fazendas, grandes obras, assentamentos e garimpos, instalados nas áreas de floresta. d) as modificações radicais nos costumes dos povos indígenas, que perderam a imunidade natural ao mosquito transmissor.
nimotvsenbia:
1-C 2-D
Soluções para a tarefa
Respondido por
228
Resposta:
1C/2D
Explicação:
DA MELHOR RESPOSTA AE PRA AJUDAR PÔ
Respondido por
3
Entre as décadas de 1970 e 1990 houve uma forte migração de pessoas para garimpos, era a corrida do ouro, e muitas pessoas ficaram ricas nesse período, porém, o aumento excessivo da população sem imunidade provocou o aumento dos casos de malária na região (alternativa C).
A malária na Amazônia
Nos humanos a malária é causada pelo parasita Plasmodium falciparum, um protozoário que é transmitido através da picada dos mosquitos fêmeas do gênero Anopheles, o protozoário também se desenvolve no mosquito.
Os nativos da região tinham imunidade e hábitos que garantiam que eles não contraíssem a doença, diferente dos migrantes.
Venha estudar mais sobre malária em:
https://brainly.com.br/tarefa/2474228
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
8 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás