1. (enem/2011) o brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a escandinávia do que com bruzundanga (corrompida nação fictícia de lima barreto). O distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir" efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. B) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. C) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. D) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. E) cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas jurídicas.
Soluções para a tarefa
As normas morais são criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter. Alternativa D.
Por que os brasileiros apresentam dificuldades em cumprir as normas morais?
O exposto revela uma contrariedade entre os princípios que os brasileiros dizem seguir e aqueles que realmente seguem, haja vista que a nação apresenta níveis elevados de corrupção, algo que remonta às más escolhas políticas que partem do povo.
Desse modo, os brasileiros não saberiam escolher adequadamente inspirados por suas próprias crenças, assim, os cenários revelam que as normas morais são levantadas, mas não cumpridas.
O contexto faz referência ao livre arbítrio, as escolhas livres e embasadas por desejos pessoais, onde não necessariamente a moral e os valores regem tais escolhas, até porque, por vezes, os interesses individuais ou grupais antecedem e subjugam escolhas corretas.
Mais sobre moral: brainly.com.br/tarefa/20836905
#SPJ4