1)ENEM 2011 – O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto). O distanciamento entre "reconhecer" e "cumprir" efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são: a) decorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utópicas. b) parâmetros idealizados, cujo cumprimento é destituído de obrigação. c) amplas e vão além da capacidade de o indivíduo conseguir cumpri-las integralmente. d) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D.
Explicação:
O texto da Folha de São Paulo trata da ambiguidade do povo brasileiro que apesar te ter plena noção dos comportamentos éticos e morais corretos não as seguem plenamente.
As normas morais calcadas em preceitos criados pelo homem que determina como “como se deve viver” em comunidade. Essas normas, através do consenso, se materializam em leis em que os homens se submetem. Sendo assim, a alternativa correta é a letra D.
A alternativa correta é a letra d) criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei à qual deve se submeter.
Vamos aos dados/resoluções:
Primeiramente, é vital que tenhamos a hombridade de reconhecer que a moral que estamos desenvolvendo aqui é oriunda do fundamento criado pela filosofia. Logo, temos alguns conceitos de moral e ética difundidos nessa questão, aonde elas transitam em vários assuntos (como gestão política e comportamento da sociedade como um todo).
Por isso, as normas como nós conhecemos são criadas pelo homem e explica "como os homem devem viver em comunidade", entretanto algumas das mesmas, acabam se tornando parte de algo maior (leis) em que os homens seguem tentando manter a eterna balança do universo. Com isso, a moral dita alguns conglomerados de valores da sociedade como um todo, enquanto a ética em si, dialoga sobre o mesmo fator porém no viés singular (mesmo que seja de um coletivo em específico).
Portanto, a única opção correta é a letra d) que mostra que gostemos ou não, somos responsáveis pelo desenvolvimento e organização de alguns padrões morais.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/22631409
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)