ENEM, perguntado por Joop3, 6 meses atrás

1) (ENEM-2007) Nos últimos 50 anos, as temperaturas de inverno na península antártica subiram quase 6°C. Ao contrário do esperado, o aquecimento tem aumentado a precipitação de neve. Isso ocorre porque o gelo marinho, que forma um manto impermeável sobre o oceano, está derretendo devido à elevação de temperatura, o que permite que mais umidade escape para a atmosfera. Essa umidade cai na forma de neve. Logo depois de chegar a essa região, certa espécie de pinguins precisa de solos nus para construir seus ninhos de pedregulhos. Se a neve não derrete a tempo, eles põem seus ovos sobre ela. Quando a neve finalmente derrete, os ovos se encharcam de água e goram.Scientific American Brasil, ano 2, n.o 21, 2004, p.80 (com adaptações).A partir do texto acima, analise as seguintes afirmativas. *

I - O AUMENTO DA TEMPERATURA GLOBAL INTERFERE NO CICLO DA ÁGUA NA PENÍNSULA ANTÁRTICA.

II - O AQUECIMENTO GLOBAL PODE INTERFERIR NO CICLO DA VIDA DAS ESPÉCIES TÍPICAS DA REGIÃO CLIMA POLAR.

III - A EXISTÊNCIA DE ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO CONSTITUI FATOR CRUCIAL PARA A MANUTENÇÃO PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA EM ALGUNS BIOMAS.

É o correto o que se afirma?

a) apenas em I
b) apenas em II.
c) apenas em I e II.
d) apenas em II e III.
e) em I, II e III.​

Soluções para a tarefa

Respondido por najumoreira438
8

Resposta:

Alternativa (E) I, II e III

Respondido por wilsinholesado
3

Resposta:

Gabarito (E)

Explicação:

O aumento da temperatura global interfere no ciclo da água na península antártica. Resposta --> pelo fato de atingir diretamente as calotas glaciais e assim causar efeitos negativos.

O aquecimento global pode interferir no ciclo de vida de espécies típicas de região de clima polar. Resposta --> óbvio que pode sim devido algumas espécies necessitarem habitar no clima frio.

A existência de água em estado sólido constitui fator crucial para a manutenção da vida em alguns biomas. Resposta --> concerteza a água em si em seu estado sólido é fonte de vida de várias espécies da fauna e flora.

Perguntas interessantes