História, perguntado por Railhaine, 1 ano atrás

1)
(Enem 2001) "... Um operário desenrola o arame, o outro o endireita, um terceiro corta, um quarto o afia nas pontas para a colocação da cabeça do alfinete; para fazer a cabeça do alfinete requerem-se 3 ou 4 operações diferentes, ..."

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. Investigação sobre a sua Natureza e suas Causas. Vol. I. São Paulo: Nova Culturas, 1985.




A respeito do texto e do quadrinho são feitas as seguintes afirmações:

I. Ambos retratam a intensa divisão do trabalho, à qual são submetidos os operários.

II. O texto refere-se à produção informatizada e o quadrinho, à produção artesanal.

III. Ambos contêm a ideia de que o produto da atividade industrial não depende do conhecimento de todo o processo por parte do operário.

Dentre essas afirmações, apenas

Alternativas:

a)
a) I está correta.
.
b)
I e III estão corretas.
c)
III está correta.
d)
II está correta.
2)
No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranças frágeis, a sabedoria popular foi rápida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Belim ridicularizava a lealdade a estruturas que não eram mais capazes de conter as realidades do mundo: "Seu mundo Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras latinas. Só seu vizinho é estrangeiro.

Zygmund T. Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

A alteração de valores culturais em diversas sociedades é um dos efeitos:

Alternativas:

a)
Do pragmatismo
b)
Do regionalismo
c)
Do eurocentrismo
d)
Da globalização
3)
(Ufal 2007) Considere a gravura.



Fundição de cobre em Swansea, Gales, século XIX

A partir da segunda metade do século XVIII, as chaminés expelindo rolos de fumaça, como as da gravura, passaram a fazer parte da paisagem de algumas regiões inglesas, alterando o equilíbrio natural. Essas chaminés eram, na verdade, apenas parte mais visível da fábrica que alterou completamente a sociedade humana. Dentre as alterações econômicas e sociais advindas do fenômeno apresentado na gravura, pode-se destacar

Alternativas:

a)
a melhoria do padrão de vida do trabalhador fabril, já que a máquina o libertou das condições degradantes do trabalho rural.
b)
a preocupação do poder público com a questão ambiental, impondo rapidamente uma legislação que eliminou os efeitos da poluição ambiental.
c)
a redução do lucro dos capitalistas ingleses porque eram obrigados a pagar elevadas indenizações aos operários que adoeciam nas fábricas.
d)
o crescimento populacional próximo às fábricas, dando origem a graves problemas de urbanização, como a proliferação de cortiços.
4)
O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por uma parte da sociedade. Essas afirmativas se ajustam ao conceito formulado por Iamamoto (2003) para:

Alternativas:

a)
mais-valia.
b)
totalidade.
c)
questão social.
d)
modo de produção capitalista
5)
(Uel) Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi

Alternativas:

a)
a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
b)
a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.
c)
a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
d)
o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.

Soluções para a tarefa

Respondido por biamorais
4

 

1)      Alternativa correta: Letra B.

É evidente que tanto o texto quanto o quadrinho fazem apologia ao processo de intensa divisão do trabalho, no qual o trabalhador passa a fazer um trabalho automático onde é desnecessário qualquer nível de conhecimento sobre o produto final ou sobre o processo, apenas faz a sua parte, o que gera maior lucro e rapidez na produção, já que a atividade vira quase que automática. Esse tipo de divisão de trabalho foi muito utilizada nas linhas de montagem, como o Fordismo.

 

2)      Alternativa correta: Letra E.

Ao citar, no texto, que cada determinado aspecto da vida do ser humano como sendo de uma nacionalidade/origem diferente, Zygmund Bauman explica muito bem um dos maiores efeitos da globalização, que permitiu a disseminação das mais diversas culturas ao redor do mundo, assim como possibilitou o transporte de produtos de locais antes muito longínquos, o que acabou tornando comum para as pessoas terem no seu cotidiano aspectos das mais diversas localizações.

 

3)      Alternativa correta: Letra D.

O processo de industrialização causou muitos efeitos, entre eles o crescimento populacional próximo às fábricas foi um dos mais evidentes, devido principalmente à grande jornada de trabalho.

 

4)      Alternativa correta: Letra C.

A resposta é questão social, pois podemos observar que o foco principal do texto são as desigualdades sociais provocadas pelo processo de concentração de capital nas mãos de poucos enquanto a grande maioria da população trabalha, mas não recebe os frutos desse trabalho.

 

5)      Alternativa correta: Letra A.

A letra B está incorreta, pois não houve concorrência entre EUA e Inglaterra nessa época, isso só ocorreu mais tarde. Já a letra C é eliminada pois as tropas napoleônicas nem mesmo chegaram a invadir o território inglês, então obviamente não tem validade. A letra D está incorreta pois o movimento ludista foi uma reação da população em oposição ao desenvolvimento industrial, ou seja, só ocorreu depois que houve o início da industrialização. O que deixa a letra A como a correta. Vale lembrar também que a Inglaterra comercializava intensamente com muitos locais, as colônias inclusas, o Brasil incluso, atividade que encheu os cofres ingleses.



 

Perguntas interessantes