1) Encostas são Áreas de Preservação Permanente caracterizadas pelo predomínio de residências humildes, cujos moradores detêm uma renda salarial mínima. São várias as cidades brasileiras em que grande parte da população vive em encostas, exemplos emblemáticos são o Rio de Janeiro e Salvador. Sobre as características naturais das encostas que predispõem as áreas de encostas à instabilidade, analise as seguintes afirmativas:
I.As características geológicas e pedológicas dizem a respeito da resistência das rochas e solos e a estabilidade da encosta.
II.A declividade de uma encosta diz a respeito acerca dos processos erosivos e deslizamentos que podem vir a ocorrer em uma encosta.
III.O comprimento de uma encosta diz a respeito da superfície do solo de uma encosta e depende da declividade e do comprimento da encosta.
IV.A forma de uma encosta diz a respeito do comprimento de rampa proporcional ao material removido pelo escoamento superficial da encosta. Após a análise das afirmativas é possível dizer que estão corretas apenas: Alternativas:
a) III e IV.
b) II e IV.
c) I e II.
d) I e III.
e) I, III e IV.
2) De acordo com o Novo Código Florestal, áreas consolidadas são aquelas Áreas de Preservação Permanente ocupadas antes de 22 de julho de 2008, como as várzeas ocupadas com arroz, e encostas ocupadas com café, uva, entre outros. Qual das alternativas abaixo descreve o que acontece nessas áreas consolidadas? Alternativas:
a) Em áreas consolidadas, tais atividades são proibidas, já que devem oferecer riscos à economia do país.
b) Em áreas consolidadas, tais atividades são permitidas, mesmo que elas venham a oferecer riscos às pessoas e ao meio ambiente.
c) Em áreas consolidadas, tais atividades são proibidas, pois elas oferecem riscos às pessoas e ao meio ambiente.
d) Em áreas consolidadas, tais atividades são permitidas, porém devem ser reduzidas a metade da área total utilizada originalmente, após a lei entrar em vigor.
e) Em áreas consolidadas, tais atividades são permitidas, porém elas não devem oferecer riscos às pessoas e ao meio ambiente.
3) Áreas de preservação permanente (APP) visam atender ao direito fundamental de todo brasileiro a um "meio ambiente ecologicamente equilibrado", conforme assegurado no art. 225 da Constituição. Fonte: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27468-o-que-e-uma-area-de-preservacao-permanente Qual das alternativas abaixo traz uma área de preservação permanente? Alternativas:
a) Calotas polares árticas.
b) Regiões extensas oceânicas.
c) Regiões desérticas áridas.
d) Matas ciliares de cursos d"água naturais.
e) Lagoas artificiais que abriguem vida selvagem.
4) Assim como a ocupação humana em encostas, a ocupação em fundos de vale pode ser altamente imprópria, uma vez que pode colocar a própria população que ali reside em perigo. Qual das alternativas abaixo traz as degradações na qualidade de vida da população que podem acontecer devido a urbanização de fundos de vale? Alternativas:
a) Concentração de águas pluviais, execução inadequada de aterro, declividade.
b) Escassez de água, dificuldade na captação de água adequada, doenças de veiculação hídrica.
c) Retirada de cobertura vegetal, concentração de águas pluviais, execução inadequada de aterro.
d) Doenças de veiculação hídrica, retirada da cobertura vegetal, exposição do solo.
e) Assoreamento do vale, retirada de cobertura vegetal, concentração de águas pluviais.
5) Cerca de 75% do arroz produzido no Brasil é produzido em regiões de planícies ao longo dos rios, regiões que são regulamentadas e a sua exploração agrícola foi permitida. Sobre qual área de preservação permanente o texto acima faz referência? Alternativas:
a) Várzeas.
b) Encostas.
c) Topos de Montanhas.
d) Fundos de Vale.
e) Manguezal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Av2 - Gest. Ambiental - Seminário Interdisciplinar IV
Resposta
1= C
2= E
3= D
4= B
5= A
Perguntas interessantes
Física,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Resposta
1= D
2= B
3= A
4= B
5= E