1. Encontre a única alternativa que contenha os FATORES ECONÔMICOS que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. * 1 ponto a) A caracterização da força de trabalho dos operários ingleses devido à organização em sindicatos filiados às indústrias locais. Assim, a renda de cada trabalhador era somada à dos industriais, favorecendo o desenvolvimento econômico e social das cidades londrinas do séc. XVIII. b) Os principais fatores sociais e econômicos que movimentaram a Inglaterra do séc. XVIII foram as chamadas cooperativas industriais em que os lucros dos industriais, somado ao trabalho dos operários favoreceram o enriquecimento e desenvolvimento econômico e social das cidades londrinas do séc. XVIII. c) A força da religião protestante que que pregava uma vida voltada para a oração e a Revolução Gloriosa: com a instalação da monarquia parlamentar na Inglaterra, foram tomadas várias medidas favoráveis ao crescimento industrial. d) O acúmulo de capital: desde o reinado de Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra havia acumulado capital por meio do comércio, da pirataria e da exploração colonial. A modernização da agricultura: a agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção e a mão de obra barata, após o Ato de Cercamento. A Revolução Industrial ocorreu inicialmente na Inglaterra, porque esse país reunia condições sociais, econômicas, políticas e tecnológicas favoráveis. A produção industrial ao longo dos séculos transformou o meio ambiente de maneira drástica. Além de modificar a geografia natural, modificou a economia e o meio ambiente. 2. Sobre o PIONEIRISMO INGLÊS na Revolução Industrial assinale a alternativa que NÃO corresponde aos fatores que o possibilitaram: * 1 ponto a) A modernização da agricultura foi um fator predominante. A agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção. b) A mão de obra barata: após o Ato de Cercamento, grande parte da população camponesa,
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) A falta de carvão mineral e de ferro proporcionaram a descoberta de novas fontes de energia: a energia eólica era a fonte básica para mover as máquinas, e o carvão mineral foi substituído pelo diesel e passou a ser fonte de energia que garantia seu funcionamento.
Resposta:
1) D) O acúmulo de capital: desde o reinado de Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra havia acumulado capital por meio do comércio, da pirataria e da exploração colonial. A modernização da agricultura: a agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção e a mão de obra barata, após o Ato de Cercamento.
2) C) A falta de carvão mineral e de ferro proporcionaram a descoberta de novas fontes de energia: a energia eólica era a fonte básica para mover as máquinas, e o carvão mineral foi substituído pelo diesel e passou a ser fonte de energia que garantia seu funcionamento.
Explicação:
1) Entre os fatores que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, podemos citar: O acúmulo de capital: desde o reinado de Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra havia acumulado capital por meio do comércio, da pirataria e da exploração colonial. Ocorre também o enriquecimento da classe burguesa que estava disposta a investir seu capital; A modernização da agricultura: a agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção; A mão de obra barata: após o Ato de Cercamento, grande parte da população camponesa, sem terra e sem trabalho, migrou para a cidade e, desempregada, aceitavam qualquer serviço; A abundância de carvão mineral e de ferro: o ferro era a matéria-prima básica para construir máquinas, e o carvão mineral era a fonte de energia que garantia seu funcionamento.
Obs: Os demais fatores políticos e culturais que englobam o pioneirismo inglês são o Puritanismo: a força da religião protestante que não condenava o lucro e pregava uma vida voltada para o trabalho e a oração; e a Revolução Gloriosa: com a instalação da monarquia parlamentar na Inglaterra, foram tomadas várias medidas favoráveis ao crescimento industrial. Estimulando, portanto, os negócios da burguesia.
2) O texto da alternativa está errado, pois as duas das características que ajudaram a definir a Inglaterra como pioneira no processo de industrialização mundial foram seu acúmulo de grandes reservas de carvão mineral e a modernização da sua agricultura. O ferro era a matéria-prima básica para construir máquinas, e o carvão mineral era a fonte de energia que garantia seu funcionamento e a agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção.
Espero ter ajudado! :3