1. Encontre a única alternativa que contenha os FATORES ECONÔMICOS que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial. *
1 ponto
a) A caracterização da força de trabalho dos operários ingleses devido à organização em sindicatos filiados às indústrias locais. Assim, a renda de cada trabalhador era somada à dos industriais, favorecendo o desenvolvimento econômico e social das cidades londrinas do séc. XVIII.
b) Os principais fatores sociais e econômicos que movimentaram a Inglaterra do séc. XVIII foram as chamadas cooperativas industriais em que os lucros dos industriais, somado ao trabalho dos operários favoreceram o enriquecimento e desenvolvimento econômico e social das cidades londrinas do séc. XVIII.
c) A força da religião protestante que que pregava uma vida voltada para a oração e a Revolução Gloriosa: com a instalação da monarquia parlamentar na Inglaterra, foram tomadas várias medidas favoráveis ao crescimento industrial.
d) O acúmulo de capital: desde o reinado de Elizabeth I (1558 – 1603), a Inglaterra havia acumulado capital por meio do comércio, da pirataria e da exploração colonial. A modernização da agricultura: a agricultura inglesa já havia se desenvolvido de forma comercial e usava técnicas modernas para garantir a produção e a mão de obra barata, após o Ato de Cercamento
Soluções para a tarefa
O pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial é explicado em função de capitais acumulados, mão de obra e matéria prima disponíveis e burguesia no poder.
Portanto a letra d, está correta.
O Estado inglês no século XVIII, abriu mão de realizar uma expansão territorial naquele momento para concentrar todos seus esforços em realizar seu desenvolvimento econômico. Isto ocorreu porque o poder inglês estava nas mãos da burguesia, através do Parlamento inglês, após realizar a Revolução Gloriosa e submeter o rei ao Parlamento.
A Revolução agrícola também foi importante, pois expulsou os trabalhadores do campo para a cidade (através da Lei dos Cercamentos) onde a Inglaterra vai utilizar suas terras para a produção fabril, em algumas regiões e também para a produção agrícola, que servir para o abastecimento das cidades gerando mais lucro para o estado, sendo utilizadas técnicas que também garantiam maior produtividade.
Além disso, a mão de obra agora em grande quantidade, após o êxodo rural, passa a estar disponível para o trabalho nas fábricas localizadas nas cidades. As terras do campo também foram utilizadas
O país também possuía uma boa infraestrutura portuária e ferroviária para escoar e receber a produção com maior facilidade, interligando áreas interioranas à metrópole.
Bons estudos
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/5446406
Resposta:
1d) e 2c)
Explicação:
fiz agora classroom