1)
(ENADE, 2005 – Adaptada) “A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou de monocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.
Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In: Alberto Melluci (org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).”
A partir do fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações:
I. Os “tipos ideais” foram elaborados através de estudos comparativos.
II. Para Weber, não há monocausalidade: um evento pode ter diversas causas, e conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito.
III. A comparação não é essencial para a construção dos “tipos ideais”.
IV. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.
Estão corretas somente as afirmativas:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I e IV.
c)
II, III e IV.
d)
II e IV.
e)
I, II e III.
2)
Sobre o conceito de classes sociais na perspectiva marxista, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
( ) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades.
( ) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história, conforme a dinâmica dos modos de produção.
( ) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo.
( ) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia.
( ) A afirmação "a história da humanidade é a história das lutas de classes" expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.
Escolha a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
a)
F – V – F – V – F.
b)
V – F – F – V – V.
c)
V – F – V – V – F.
d)
V – V – F – V – V.
e)
F – F – V – V – V.
3)
A partir de nossas análises e estudos, assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto:
De acordo com Durkheim, para garantir a objetividade do método científico sociológico, é necessário que o pesquisador mantenha certa distância e neutralidade em relação aos fatos sociais, os quais devem ser tratados como ______________. Os fatos sociais estão relacionados aos processos culturais, hábitos e costumes ______________ de um determinado grupo de indivíduos ou sociedade. Esses elementos conferem uma identidade e uma consciência ______________ ao grupo social, além de servirem para controlar e limitar as atividades individuais, que não devem causar desarmonia no corpo social, na convivência produzida pelas relações individuais.
Alternativas:
a)
Coisas – coletivos – coletiva.
b)
Ciência – individuais – individual.
c)
Coisas – coletivos – individual.
d)
Princípios – coletivos – coletiva.
e)
Princípios – individuais – coletiva.
4)
Trata-se de um instrumento de análise científica, uma construção do pensamento através do qual se conceitua fenômenos e se identifica, na realidade específica, suas manifestações. Permite, inclusive, a comparação das diferentes manifestações.
Esta definição se aplica:
Alternativas:
a)
À explicação das desigualdades sociais a partir dos estudos de Karl Marx e Max Weber.
b)
Ao protestantismo como favorecedor dos preceitos do capitalismo moderno.
c)
A um dos tipos ideais de dominação propostos por Max Weber.
d)
Ao tipo ideal, instrumento de análise proposto por Weber para alcançar a explicação dos fatos sociais.
e)
Ao conceito de classes sociais, similar em Durkheim e Weber
Soluções para a tarefa
1- Para Weber, os tipos ideais se deram através de comparações e, além disso, um evento poderia ter diversas causas. Portanto, apenas as assertivas I e II estão corretas, logo a alternativa correta é: A.
Weber e a sociologia
Dentre os tipos ideais de Weber, a sociedade somente poderia ser entendida baseando-se em suas partes constitutivas.
Além disso, Weber busca analisar em primeira instância, os indivíduos que agem coletivamente.
A organização social possui relação com o casamento, e, até mesmo com o capitalismo e a criação da família, pautada em uma cultura da monogamia onde economicamente falando se desenvolvem estruturas complexas da ação do homem em sociedade.
2- Para Marx, as relações sociais se transformavam durante a história e a luta de classes expressava essa ideia de transformações. Sendo assim, a sequência é: V V F V V, então a alterativa correta é: D
Luta de classes
Segundo Marx, o que motivariam as mudanças sociais seria a condição material/situação econômica, das classes da sociedade.
A a luta de classes seria o motor das mudanças sociais e os conflitos sociais estavam ligados sempre à condição econômica das sociedades, sendo assim, em sua perspectiva, os trabalhadores, também ocasionariam mudanças nas organizações sociais do mundo capitalista.
3- As palavras que preenchem as lacunas são: coisas, coletivos, coletiva, logo a alternativa correta é: A
Livro: “Homem, Cultura e Sociedade”
Os fatos sociais são criados pela consciência coletiva e não pela consciência dos indivíduos pois tem-se como base as crenças, valores e heranças culturais.
Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser vistos como objetos passíveis de análise, tratados com a devida neutralidade cientifica, uma vez que estão relacionados aos processos culturais, costumes e hábitos coletivos de uma sociedade.
4- O tipo ideal se deu para alcançar a explicação dos fatos sociais. Sendo assim, a resposta correta é D.
O tipo ideal
O tipo ideal é um instrumento de análise proposto por Weber para alcançar a explicação dos fatos sociais.
Weber procurou explicar os eventos sociais baseado na determinação de um tipo ideal para que os sociólogos possam analisar uma dada situação social generalizada criando um tipo ideal, que seria uma construção mental da realidade, onde o pesquisador selecionaria as características do objeto em estudo para construir um todo tangível.
Para saber mais sobre pensadores da sociologia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/14539834?
#SPJ2