Pedagogia, perguntado por ecqtata, 11 meses atrás

1)
Emília Ferreiro, na abordagem construtivista do desenvolvimento da escrita, divide as fases de aprendizado em: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. A partir desse contexto, complete as lacunas da sentença a seguir.



_________: que é marcada pela diferenciação que a criança estabelece entre o desenho (a representação icônica) e a escrita (representação não icônica). É a fase em que ela passa do uso da garatuja simples pelo simples prazer de marcar a superfície para a reprodução de traços típicos da escrita.

_________: nesta fase se inicia a fonetização da escrita. A criança descobre que a escrita se relaciona com a fala e faz corresponder um sinal gráfico a uma emissão sonora. Quando lê sua produção gráfica, geralmente, identifica toda a palavra, e ao ser solicitada a apontar os sinais, faz leitura silábica. De onde talvez se origine o equívoco de que a criança possa compreender a palavra a partir dos pedaços que a compõe, quando na realidade o processo é inverso, ela só é capaz de separar as emissões sonoras (silabar) depois de compreender o todo.

_________: é a fase que ao observador parece haver progressos e retrocessos devido à instabilidade e reorganização intensa que se opera. É a passagem da hipótese silábica para a hipótese alfabética através da distinção dos fonemas da língua, quando acrescentam mais de um sinal gráfico para uma sílaba já discriminada, porém em outras situações em que os fonemas da sílaba não foram ainda discriminados elas grafam um só sinal. A hipótese característica é a que "escrever é acrescentar grafias" e ler é "discriminar cada fragmento gráfico". As escritas típicas desta fase podem ter originado o equívoco dos professores, que ao efetuar correções "a posteriori", pensam ter a criança esquecido de colocar letras em sua produção.

_________:é a fase em que as crianças dominam a escrita fazendo representar tantos caracteres quantos sejam os fonemas. O importante a ser constatado é que elas representam a escrita, em geral, de forma fonética, portanto, se elas falam "avre" (árvore) elas grafarão com quatro caracteres tal como percebem a sua fala. É possível também que elas atinjam esta fase sem que os caracteres usados sejam os convencionais, vez que, o domínio do convencional depende da vivência e compreensão de todos os símbolos utilizados na escrita.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.

Soluções para a tarefa

Respondido por cristinaicca
5

Resposta:

Fase silábica; pré silábico; silábico alfabético; alfabético

Explicação:

1 - Fase Pré-silábica: que é marcada pela diferenciação que a criança estabelece entre o desenho (a representação icônica) e a escrita (representação não icônica). É a fase em que ela passa do uso da garatuja simples pelo simples prazer de marcar a superfície para a reprodução de traços típicos da escrita.

2 - Fase silábica: nesta fase se inicia a fonetização da escrita. A criança descobre que a escrita se relaciona com a fala e faz corresponder um sinal gráfico a uma emissão sonora. Quando lê sua produção gráfica, geralmente, identifica toda a palavra, e ao ser solicitada a apontar os sinais, faz leitura silábica. De onde talvez se origine o equívico de que a criança possa compreender a palavra a partir dos pedaços que a compõe, quando na realidade o processo é inverso, ela só é capaz de separar as emissões sonoras (silabar) depois de compreender o todo.

3 - Fase silábico-alfabética: é a fase que ao observador parece haver progressos e retrocessos devido à instabilidade e reorganização intensa que se opera. É a passagem da hipótese silábica para a hipótese alfabética através da distinção dos fonemas da língua, quando acrescentam mais de um sinal gráfico para uma sílaba já discriminada, porém em outras situações em que os fonemas da sílaba não foram ainda discriminados elas grafam um só sinal. A hipótese característica é a que "escrever é acrescentar grafias" e ler é "discriminar cada fragmento gráfico". As escritas típicas desta fase podem ter originado o equívoco dos professores, que ao efetuar correções "a posteriori", pensam ter a criança esquecido de colocar letras em sua produção.

4 - Fase alfabética: é a fase em que as crianças dominam a escrita fazendo representar tantos caracteres quantos sejam os fonemas. O importante a ser constatado é que elas representam a escrita, em geral, de forma fonética, portanto, se elas falam "avre" (árvore) elas grafarão com quatro caracteres tal como percebem a sua fala. É possível também que elas atinjam esta fase sem que os caracteres usados sejam os convencionais, vez que, o domínio do convencional depende da vivência e compreensão de todos os símbolos utilizados na escrita.

Anexos:
Respondido por Leticia140778
1

Em relação às fases da alfabetização, a sequência correta das lacunas é:

pré-silábica - silábica - silábico alfabética - fase alfabética.

A prática e a alfabetização

Em todas as fases é importante que o educador busque observar a respeito do ritmo de aprendizagem das crianças a fim de perceber que tipo de planejamento deve compor sua rotina. Além disso, é fundamental que jogos e atividades lúdicas façam parte do dia a dia da sala de aula. Cada fase poderá contemplar tarefas diferentes, como:

  • jogos de quebra cabeça;
  • jogos de memória;
  • dominó;
  • jogos de adivinhação;
  • jogos de trilha;
  • construção de frases em grupo;
  • formulação de textos em conjunto;
  • escrever sobre determinada situação, objeto, atitudes, sentimentos.

Quanto mais oportunidades de escrita o professor propor aos alunos e quanto mais incentivo a conhecer histórias e propor leitura, maiores serão as chances de um processo de alfabetização positivo.

Saiba mais sobre a alfabetização em:

https://brainly.com.br/tarefa/53037903

https://brainly.com.br/tarefa/51989430

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes