1. Embora as primeiras movimentações do mercantilismo tenham sido fruto das políticas portuguesas e espanholas, a Inglaterra, a Holanda e a França avançaram e consolidaram as novas práticas de relações comerciais, criando, inclusive, as primeiras empresas privadas de que se tem notícia na história
da humanidade. Pensando nisso, quais as contribuições da Inglaterra para o mercantilismo?
2. Oliver Cromwell foi responsável por duas medidas. Comente:
a) O Primeiro Ato de Navegação.
b) O Segundo Ato de Navegação.
3. Como vimos, cada nação desenvolveu suas próprias características mercantilistas, visando seu desenvolvimento econômico e sua consolidação política. Como se constitui o mercantilismo francês?
4. Comente as seguintes bases do mercantilismo holandês:
a) A Companhia Holandesa das Índias Orientais.
b) O Banco de Amsterdã.
c) O colonialismo
**URGENTE TROPA**
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. O mercantilismo inglês adotou a forma de controlo do comércio internacional. Foi posto em prática um amplo leque de medidas destinadas a favorecer a exportação e penalizar a importação.
2 a. O principal impulso para a primeira Lei de Navegação foi a deterioração ruinosa do comércio inglês com a independência holandesa, em 1648, que foi decisiva para garantir a primazia holandesa no comércio mundial.
2 b. Constituía que o transporte de todo produto comercial a países europeus via mar deveria ser feito por navios pertencentes a Inglaterra ou ao próprio país europeu que estivesse realizando importação ou exportação desses produtos.
3. O mercantilismo surgiu durante o século XVI, dentro do processo de fortalecimento da monarquia e centralização do poder. O principal aplicador do sistema mercantilista na França foi o ministro das finanças francês Jean-Baptiste Colbert.
4 a. A Companhia das Índias Ocidentais, DutchWest-IndischeCompagnie, foi uma empresa de comércio holandês, fundada em 1621, como objetivo de promover uma guerra econômica contra a Espanha e Portugal. O monopólio ibérico no comércio entre a Europa e Américas era um incômodo político e econômico e a empresa foi fundada pelos holandeses como maneira de promover negócios entre as colônias americanas e africanas.
4 b. De Nederlandsche Bank é o banco central dos Países Baixos, sediado em Amsterdã. Ele tem como função controlar a política monetária dos Países Baixos.
4 c.Teve início a partir do ano de 1602 quando foi lançada oficialmente a “Companhia Neerlandesa das Índias Orientais” sendo que também é conhecido por “Império Neerlandês” ou “Império Colonial Neerlandês”.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO
1) As contribuições dos ingleses para as grandes navegações estão relacionadas ao fato de que terem desenvolvido estruturas importantes como o comercialismo, onde exportavam produtos manufaturados e têxteis, que serviram de base para o processo de Revolução Industrial.
Outra estrutura importante que contribuiu para as grandes navegações foi o ensaio para a construção de grandes empresas como a Companhia Britânica das Índias Ocidentais, que seria um modelo de uma grande empresa privada, importante para o comércio durante as grandes navegações.
2)
a) O Primeiro Ato de Navegação impunha a obrigação de todos os produtos comercializados entre a Inglaterra e as colônias inglesas deveriam ser transportados apenas em navios ingleses.
b) O Segundo Ato de Navegação obrigava os navios ingleses usados pelas monarquias a possuírem um capital de nacionalidade inglesa e que 70% desta tripulação deveria ter a mesma nacionalidade.
3) O mercantilismo francês foi denominado Colbertismo e pregava o protecionismo econômico. Seu principal objetivo era o de fortalecer a economia francesa e consolidar a indústria manufatureira do país.
4)
a) A Companhia Holandesa das Índias Orientais era uma instituição semelhante a uma empresa que definia relações comerciais estabelecidas principalmente com as Índias, além das diversas colônias inglesas.
b) O Banco de Amsterdã era uma instituição responsável pela circulação de moedas nas relações comerciais através de empréstimos a juros altos.
c) O colonialismo foi uma forma de exercer controle político e econômico sobre as colônias, exlorando seus recursos para enriquecer a metrópole e comercializar com as nações europeias.
O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas adotadas pelas nações europeias entre os séculos XV e XIII, que tinham como objetivos o fortalecimento do Estado e da burguesia através da prática do metalismo, protecionismo, balança comercial favorável e intervencionismo estatal.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/46633