1. Embora Aristóteles tenha definido o homem como um ser social no século III a.C, os estudos sociológicos (do homem em sociedade) só iniciaram por volta do século XVIII com Augusto Comte, após os adventos do Iluminismo, Revolução Industrial e Francesa.
A partir dos pressupostos da abordagem de relações humanas, defina por que o homem é um ser social.
2. Tudo que esta ao nosso redor advém da natureza. A própria natureza exige que os homens se agrupem. Ela é a condição fundamental à sobrevivência da espécie humana, desde seu estágio natural até a sua transformação executada pela ação humana, a chamada segunda natureza.
Explique como essas modificações ocorrem.
3. As relações sociais confrontam a convivência humana, pois o homem, como um ser social, necessita do outro, porque na sociedade cada indivíduo, cumpre uma função por mais simples que seja.
Como se dá a relação do homem com a natureza?
Sobre a obra Robinson Crusoé
A obra Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, escrita em 1719, Robinson Crusoé é a obra que o tornou famoso. O romance foi inspirado na história verídica de um marinheiro escocês que, por quatro anos, viveu isolado na Ilha de Juan Fernandez, no Caribe. O livro conta a vida do jovem inglês Robinson Kreutznaer, logo conhecido como Robinson Crusoé. Tendo gosto por aventuras, torna-se marinheiro e experimenta toda sorte de peripécias, chegando, inclusive, a viver por algum tempo no Brasil. Em uma expedição malsucedida rumo à África, o navio em que viajava encalha e o bote salva-vidas naufraga com todos a bordo. Crusoé é o único sobrevivente e passa a viver sozinho em uma ilha desabitada, utilizando apenas os recursos que consegue salvar dos destroços do navio encalhado e sua própria engenhosidade para produzir as ferramentas e os utensílios necessários à sua sobrevivência durante os anos em que vive na ilha.
Após a leitura dos conteúdos enviados que são: resumo da obra e trechos da narrativa do livro, responda as questões a seguir.
4. Um dos pressupostos de abordagem de relações humanas diz que: “O homem é condicionado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológicas”. Sendo assim, Crusoé, isolado na ilha, após o naufrágio, não podia contar com os benefícios das relações sociais, mas tinha que assegurar sua sobrevivência. Como ele busca isso?
5. Nas narrativas de Crusoé, dos trechos extraídos do livro, ficam bem claros sentimentos e preocupações em relação a sua sobrevivência. Quais são?
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
minha resposta tava errada....
Perguntas interessantes