Matemática, perguntado por kkito1212, 3 meses atrás

1)
Em uma escola do interior de São Paulo uma turma de 7º ano tem a prática de escrever narrativas no decorrer das aulas de matemática. Essas narrativas são escritas em um diário de aprendizagem coletivo em que os alunos narram suas hipóteses e desenvolvem textos contando a respeito dos caminhos realizados para a resolução de uma situação-problema, ou mesmo, as conclusões que chegaram após uma socialização. Por ser um diário coletivo, cada um escolhe quando e se quer escrever. A leitura dessas narrativas são realizadas por aqueles que sentem-se motivados a fazê-la, podendo ser individual ou mesmo coletiva. Muitas vezes, após a leitura, a turma inicia uma nova discussão sobre o conceito matemático explicitado nas narrativas.

Com base na experiência vivida por esse 7º ano, podemos dizer que

Alternativas:

a)
Existe uma relação muito próxima ao letramento, em que há a presença da resolução de problemas.

b)
Estão presentes nessa experiência, práticas de escrita matemática.

c)
Essa experiência envolve a escrita matemática, portanto, é possível observar a presença da alfabetização matemática.

d)
A narrativa possibilita que os alunos se envolvam em práticas de letramento e utilizem uma linguagem matemática para expressar suas validações, por meio de um processo investigativo.

e)
Embora ler e escrever seja importante, essa ação faz parte de aulas a que se destinam a produção de textos. Essa prática, pode, muitas vezes, adiar discussões efetivamente sobre a matemática.

2)
Van de Walle (2009) ao se referir a Teoria do Desenvolvimento do Pensamento Geométrico dos van Hiele, faz um apontamento importante acerca da linguagem:

"Quando o ensino ou a linguagem está em um nível superior ao do estudante, haverá uma falta de comunicação. Os estudantes obrigados a lidar com objetos de pensamento que não foram ainda construídos no nível anterior podem ser forçados a uma aprendizagem mecânica [marcada pela repetição e memorização sem compreensão] e alcançar apenas um êxito temporário e superficial. Um aluno pode, por exemplo, memorizar que todos os quadrados são retângulos sem ter construído essa relação. Bem como pode memorizar uma prova geométrica, mas falhar ao criar os passos ou compreender os fundamentos envolvidos (Fuys, Geddes e Tischler, 1988; Geddes e Fortunato, 1993)." (VAN de WALLE, 2009, p. 444)

Com base na reflexão do autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
A comunicação só ocorre quando a linguagem utilizada se faz coerente e pode ser construída com toda a turma.

b)
A linguagem nas aulas de matemática é importante para o desenvolvimento do pensamento, a memorização e a repetição.

c)
Utilizar uma linguagem que está num nível superior ao do estudante possibilita ao aluno criar um vocabulário matemático.

d)
A elaboração conceitual e da linguagem matemática são processos progressivos e requer um ato de memorização e prática constante.

e)
A linguagem específica da matemática precisa ser evitada para que o aluno compreenda dentro de seu nível de conhecimento.

Soluções para a tarefa

Respondido por wendsonvieira30
1

Resposta:

1- A

2- B

Explicação passo a passo:

Perguntas interessantes