1. Em um famoso jogo eletrônico de arremessar pássaros, a trajetória do lançamento corresponde a parte de uma parábola, como a da figura.
Considere que um jogador fez um lançamento de um pássaro virtual cuja trajetória pode ser descrita pela função h(x) = - 2x + 4x, com x variando entre 0 e 4.
O gráfico mostra essa trajetória. O ponto de lançamento do pássaro coincide com a origem do plano cartesiano.
Analisando o gráfico, é correto afirmar que o pássaro começa a:
a) cair a partir do ponto (2, 4)
b) cair a partir do ponto (4, 2)
c) subir a partir do ponto (2, 4)
d) subir a partir do ponto (4, 2)
e) subir a partir do ponto (3, 3)
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Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Pelo gráfico, o pássaro começa a cair a partir do ponto (2, 4) que é o vértice da parábola.
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Se o pássaro virtual foi lançado a partir da origem, então seu movimento é crescente e depois decrescente. Sua altura começa a diminuir após passar pelo vértice da parábola.
As coordenadas do vértice podem ser calculadas pelas expressões:
xv = -b/2a
yv = -Δ/4a
Da equação dada, temos que a = -1, b = 4 e c = 0, logo:
xv = -4/2(-1) = -4/-2 = 2
yv = -(4² - 4.(-2)(0))/4(-1)
yv = -16/-4 = 4
Logo, o pássaro começa a cair a partir do ponto (2, 4).
Resposta: A
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