Pedagogia, perguntado por karollynerossini92, 4 meses atrás

1. Em relação às análises feitas por Murray Shafer sobre o ensino da música, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I – Para Schafer a forma tradicional de ensinar música (formação de muitos músicos eruditos) é a mais adequada para a educação infantil musical porque estimula a criatividade e a experimentação sonora.
II – Schafer faz críticas à relação entre arte e negócios para ganho sem a preocupação com a qualidade das produções artísticas. O autor também coloca que a música, assim como outras linguagens, tem como base a criação, a interpretação e não pode ser ensinada e nem aprendida com métodos de memorização e massificação.
III – Schafer chama a nossa atenção para dizer que não podemos mais ensinar com base na ideia de acumulação de saberes, como se as crianças tivessem cabeças vazias. O autor expressa a preocupação, ao dizer que estamos vivendo a era da informação, um novo tempo para educação, com o foco da educação, que deve ser a descoberta e não a instrução fria e descontextualizada.
IV - Schafer também coloca que as linguagens artísticas devem ser ensinadas separadamente, fragmentando o conhecimento assim como se expressam as formas de comunicação contemporâneas.
A - F, V, V, V.
B - F, V, V, F.
C - F, F, V, V.
D - V, V, V, F.
E - V, F, V, F.

R: B - F, V, V, F


1. Em relação à produção musical da criança, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I - A criação da Lei Federal nº 11.769, que torna conteúdo obrigatório o ensino de música no componente curricular das escolas de educação básica, representa avanços significativos, mas a realidade escolar ainda sofre com alguns problemas estruturais para a realização adequada e qualificada do ensino da música. Um desses problemas é que a formação para professores e professoras de música ainda é deficiente, com estruturas precárias e que não conseguem atender a demanda pedagógica de um país tão e grande e complexo como o nosso.
II - Os fundamentos educacionais democráticos percorrem um caminho que se orienta para a sociedade e, ao mesmo tempo, é orientado por ela, ou seja, a dimensão social do ensino da música está presente em suas bases e consequências, porque depende da movimentação política do seu tempo e porque modifica e transforma as próprias perspectivas de seu tempo ao formar cidadãos com outras possibilidades de construção simbólica, forjando assim um mundo mais amplo e variado culturalmente.
III - Durante o Regime Militar, nos anos de 1970, a partir da Lei 5.692/71, foi realizada uma reforma educacional, na qual o ensino da música passou a ser obrigatória no ensino dos chamados 1º e 2º graus, representando assim um avanço significativo.
As assertivas I, II e III são, RESPECTIVAMENTE:
A - V, F, F.
B - F, V, V.
C - V, V, F.
D - V, F, V.
E - F, F, V.

R: C – V, V, F.

1.
2. Assinale a alternativa que NÃO corresponde à perspectiva de Martins, Picosque e Guerra (2010) sobre como o aprendiz deve se envolver com a música.
A - Envolva-se com a percepção dos parâmetros do som (altura, duração, intensidade e timbre).
B - Envolva-se com o pensamento musical, imaginando e organizando exclusivamente os sons.
C - Envolva-se com a utilização de recursos e materiais.
D - Envolva-se com a criação e percepção de composições e a improvisação.
E - Envolva-se com a exploração da voz, do corpo, de instrumentos musicais e objetos sonoros.

R: B - ENVOLVA-SE COM O PENSAMENTO MUSICAL, IMAGINANDO E ORGANIZANDO EXCLUSIVAMENTE OS SONS.


1. Com base nas ideias de Schafer e sua caixa de música, podemos criar, nas escolas, uma proposta para a ______________, onde a percepção sonora pode ser aguçada por meio da experimentação de materiais, que são instrumentos e objetos sonoros. A ideia é que os professores de uma escola trabalhem na construção desses instrumentos ou mesmo que a escola adquira alguns instrumentos industrializados. Além disso, é possível o uso de materiais não estruturados, como objetos do cotidiano que podem produzir sons, como, por exemplo, duas tampas de panela, potes de plásticos com pedras dentro, colheres de pau e outros materiais. Assim, os materiais sonoros e instrumentos podem ser confeccionados, escolhidos e explorados ao longo dos vários anos da educação básica.
Complete a lacuna corretamente:
A - Biblioteca.
B - Estúdio.
C - Musicateca.
D - Espaço multiuso.
E – Brinquedoteca

R: C - MUSICATECA

Soluções para a tarefa

Respondido por lucyenedepaula
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Resposta:

Resposta certa letra B - F V V F

Explicação:

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