Filosofia, perguntado por erikanandooka, 6 meses atrás

1. Em relação aos princípios da social democracia, NÃO é possível afirmar: *

1 ponto

Parte de uma tentativa de conciliar princípios do socialismo e do liberalismo.

Enxerga nas teorias de John Maynard Keynes uma boa combinação entre os interesses sociais e os interesses do mercado.

Tem como princípio básico a ideia de Estado Mínimo, ou seja, de não intervenção do Estado nas questões econômicas e sociais.

Tem como objetivo promover ao mesmo tempo a liberdade e a igualdade.

2. O liberalismo é uma corrente do pensamento político que defende, dentre outros princípios, o Estado Mínimo, a meritocracia e o livre mercado. Sobre estes princípios, é INCORRETO: *

1 ponto

A meritocracia é a ideia de que cada indivíduo é livre e pode buscar a sua própria realização.

O Estado Mínimo parte da ideia de que o Estado é um “mal necessário”, porém, deve ter o seu poder limitado.

A ideia de livre mercado pressupõe a livre produção, distribuição e concorrência no âmbito da economia.

A meritocracia pressupõe que os seres humanos são desiguais e que, portanto, não têm as mesmas condições para perseguir os seus próprios interesses.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
4

1. Tem como princípio básico a ideia de Estado Mínimo, ou seja, de não intervenção do Estado nas questões econômicas e sociais.

O Estado mínimo pode estar dentro de uma democracia, como pode não estar, ele é fruto do liberalismo que prega a ideia de q ue o governo deve focar somente no essencial e permitir que as empresas privadas tomem conta dos demais serviços criando assim a competição.

2. A meritocracia pressupõe que os seres humanos são desiguais e que, portanto, não têm as mesmas condições para perseguir os seus próprios interesses.

A meritocracia pressupõe que todo mundo consegue alcançar os mesmos resultados mesmo tendo realidades diferentes, negando todos os obstáculos que precisam ser enfrentados para que alguns grupos de indivíduos alcancem algumas coisas.

Respondido por larissamagrani
0

A democracia não prevê a ideia de não intervenção estatal nas questões sociais do País (B).

Pode-se dizer que, embora a democracia exista formalmente, isto é, em leis civis, na prática ela precisa ser ratificada e, efetivamente, praticada no seio social, a fim de abranger a todos e, assim, ser plenamente satisfatória.

O voto, a tradição e os costumes são métodos principais para que a democracia seja posta na realidade. O sufrágio propõe que, à medida que todos votem, a democracia seja confirmada, possibilitando que todos tenham voz e poder político.

Já a tradição e os costumes vão de encontro com a memória social e histórica, pois, uma vez que haja senso democrático no presente, ele permanecerá na lembrança do povo e será passado de geração em geração.

Link: brainly.com.br/tarefa/7283164

O liberalismo é uma vertente econômica contrária ao socialismo (D).

O liberalismo é uma ideia social, econômica e política fundamentada nas concepções de liberdade individual e industrial, uma vez que toda a população deve possuir direitos humanos isonômicos para garantir a livre concorrência no mercado.

Algumas das suas características principais são: livre concorrência mercantil, pact sunt servanda, individualismo econômico, mínima intervenção do Estado no comércio.

Contudo, foi no neoliberalismo que a dignidade humana e a liberdade individual começaram a surgir. Neste sistema, o Estado, ainda que de maneira mínima, pode intervir nos assuntos que abrangem as condições de trabalho e os direitos civis.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/1451942

Anexos:
Perguntas interessantes