História, perguntado por ElFlango, 1 ano atrás

1 ) Em Relação aos "povos africanos" que viveram entre os séculos VI e XV, pode-se afirmar:


a) Existia somente um povo e uma cultura em todo o continente africano.

b) Não possuíam sua própria língua, tradições e religiosidades.

c) Os grupos geralmente eram sedentários, isto é, viviam fixos à terra.

d) Havia uma diversidade aldeias e também povos organizados em grandes reinos e impérios


2) Observando a linha do tempo da página 9, assinale a alternativa que seja coerente com a mesma:


a) O Reino mais antigo é o de Songai.

b) O Reino mais jovem é o de Gana.

c) O Império do Mali conquistou o Reino de Gana no século XII.

d) O Reino do Congo foi o reino menos expressivo da África Centro-ocidental


3) O que era mais importante para os soberanos de Gana?


a) Possuir muitos súditos.

b) Possuir grande extensão de terras.

c) Acumular grande quantidade de ouro.

d) Possuir belos palácios para morar.


4) A religião islâmica a partir do século VII começou a fazer parte do cotidiano dos povos africanos. Qual o nome do livro sagrado dessa religião?


a) Vedas

b) Torá

c) Bíblia

d) Alcorão


5) Quais foram as principais cidades do Império Mali


a) Jené, Gaô e Tombuctu

b) Koumbi, Saleh e Tegdaoust

c) Cairo, Alexandria, Menphis e Caira

d) Luanda, Maputo e Benza Congo


6) Cite alguns povos que formavam o Império do Mali.


7) Qual a importância dos griôs para o estudo da história do Mali.


8) Qual era o nome principal cidade iorubá?


9) Que produtos eram comercializados no Benin?


10) Como ocorreu a introdução do cristianismo no Reino do Congo

___________________________________________
Obs: O Aluno poderá consultar o livro "Vontade de Saber História" - n° 7 - Cap. 6
___________________________________________

Soluções para a tarefa

Respondido por fachinianamaria
3

Resposta:

1- d) Havia uma diversidade aldeias e também povos organizados em grandes reinos e impérios

2- c) O Império do Mali conquistou o Reino de Gana no século XII.

3- c) Acumular grande quantidade de ouro.

4 -d) Alcorão

 5- a) Jené, Gaô e Tombuctu

6- povo soninke e o povo songhai.

7- Griôs são indivíduo que na África Ocidental tem por vocação preservar e transmitir as histórias, conhecimentos, canções e mitos do seu povo. Existem griots músicos e griots contadores de histórias. Eles ensinam a arte, o conhecimento de plantas, tradições, histórias e aconselhavam membros das famílias reais. Muitos são intelectuais instruídos no Alcorão por influência islâmica, o que explica por que a maior parte da epopeia africana origina em países com forte presença islâmica na vida, pensamento, arte e história da comunidade.

8 - Os iorubas têm uma história urbana que data do ano 500. As principais cidades iorubás são Lagos (capital da Nigéria), Ibadan, Abeokuta, Akure, Ilorin, Ogbomoso, Ondo, Ota, Shagamu, Iseyin, Osogbo, Ilesha, Oyo e Ilé-Ifè.

9 - Os principais produtos comercializados por Benin eram pimenta, marfim, tecidos, peças artísticas feitas em bronze e cobre e, principalmente, escravos

10- Em 1483, o explorador português Diogo Cão navegou pelo rio Congo, descobrindo inúmeras aldeias ribeirinhas, tornando-se o primeiro europeu a encontrar o reino do Congo. Diogo Cão deixou um de seus homens no Congo e levou alguns nobres da corte congolesa para Portugal. Ele retornou com os nobres congoleses em 1485, convertendo ao cristianismo o rei Nzinga a Nkuwu que, batizado em 1491, tornou-se João I do Congo. Os principais nobres da corte congolesa também foram batizados, começando pelo governante da província do Soio, Manuel I do Soio. Ao mesmo tempo, os cidadãos congoleses alfabetizados que regressavam de Portugal abriram algumas escolas no Congo.

Explicação:

(explicação da primeira questão)

Durante o período que chamamos de Idade Média (séculos 5 ao 15), poderosos Estados se desenvolveram na África Ocidental - e por sua enorme riqueza, tornaram-se o principal eixo de comércio entre o mar Mediterrâneo e o interior da África....

Haviam vários impérios entre eles temos império de gana e império de mali.

(explicação da segunda questão)

O Reino de Gana recusou-se a se converter ao Islã. E assim o reino mergulhou em lutas tribais até o século XII, quando os últimos territórios ganenses foram incorporados ao Reino de Mali.

O que está claro é que o poder imperial era devido principalmente à riqueza em ouro. E a introdução do dromedário no comércio transaariano impulsionou a quantidade de mercadorias que podiam ser transportadas.

(explicação da terceira questão)

A maior parte do nosso conhecimento do império do Gana vem de escritores árabes. Alhamdani, por exemplo, descreve o Gana como tendo as minas mais ricas de ouro na terra, que estavam situadas em Bambuque, na porção superior do rio Senegal. Os soninquês também vendiam escravos, sal e cobre, em troca de tecidos, missangas e produtos acabados.[5] A capital, Cumbi-Salé, se tornou o foco de todo o comércio, com uma forma sistemática de tributação. Mais tarde, Audagoste se tornou outro centro comercial importante do império.

(explicação da quarta questão)

Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar; Alcorão é portanto uma "recitação" ou algo que deve ser recitado.

(explicação da quinta questão)

As principais cidades do Reino Mali foram: Niani (capital), Kumbi-Saleh, Walata, Tombuctu, Djenné (jené), Kirina e Gao.

(explicação da sexta questão)

Na antiguidade, o território do atual Mali foi sede de três grandes impérios da África Ocidental, que controlava o comércio do sal, do ouro, matérias-primas e outros bens preciosos. Estes reinos careciam tanto de fronteiras geopolíticas como de identidades étnicas. O primeiro destes impérios foi o Império Gana, fundada pelo povo soninke, que falavam línguas mandês.

O Império Mali formou-se logo então na parte superior do Rio Níger e chegou a sua força máxima durante o século XIV. Sob o reinado do Império do Mali, as antigas cidades de Djenné e Timbuktu foram importantes centros comerciais e islâmicos. O reinado declinou posteriormente como resultado de conflitos internos, e foi finalmente substituído pelo Império Songhai. O povo songhai é originário do noroeste da atual Nigéria.

7,8,9 e 10 a explicaçã está acima na "resposta".


ElFlango: Mt obrigado ^^
Perguntas interessantes