1. Em relação aos participantes desse debate e às regras adotadas, responda:
a. Quem atua como moderador? Em que momentos o moderador fala, nesse trecho
do debate?
b. Em relação à primeira pergunta, identifique qual fala é a da resposta, qual é a da
réplica e qual é a da tréplica.
c. No total, a cada pergunta, quanto tempo o interlocutor tem para responder? Justi-
fique sua resposta.
2. Na primeira pergunta que faz, Aécio Neves tenta des-
qualificar sua oponente por meio do uso de duas es-
tratégias.
a. Quais são elas?
b. De que argumento Dilma se vale para rebater a afir-
mação de Aécio?
3. Na tréplica, Dilma faz uma insinuação a respeito dos
órgãos de imprensa.
a. O que ela insinua?
b. Essa insinuação é grave, do ponto de vista do jorna-
lismo e da ética? Por quê?
Gustavo S
il Photo
Soluções para a tarefa
Respostas
1.a)O moderador é o jornalista William Bonner. Ele fala em três momentos: quando faz a apresentação das regras do debate e dos candidatos, quando passa a palavra a Dilma Rousseff para que ela faça a segunda pergunta, e no final, quando procura impedir que os candidatos transgridam as regras estabelecidas.
b. A resposta é a primeira fala de Dilma, após a pergunta. A réplica é a fala de Aécio que vem depois da resposta de Dilma. A tréplica é a última fala de Dilma sobre a pergunta.
c.Ele tem 1,5 minuto (da resposta) + 50 segundos (da tréplica), ou seja, tem, no total, 140 segundos, que correspondem a 2 minutos e 20 segundos.
2.a)Primeiramente, ele afirma que a campanha de Dilma fez uso de difamação e calúnia contra todos os candidatos da oposição. Depois, baseado em uma reportagem da revista Veja, desqualifica a candidata ao sugerir que ela era conivente com a corrupção na Petrobras.
b.Ela diz que a revista não tem provas e que já tentou dar "golpe eleitoral" em campanhas passadas. Nesse momento, a candidata desqualifica a revista.
3.a) Ela insinua que a revista Veja e outras revistas apoiam o candidato Aécio Neves.
b.Sim, porque, no caso de a insinuação corresponder a um fato, a revista estaria enganando seus leitores e distorcendo informações para que o candidato que apoiava vencesse as eleições.
1. O texto dado é uma transcrição em discurso direto de um trecho do debate entre os presidenciáveis Aécio Neves e Dilma Rousseff, que disputavam o segundo turno das eleições de 2014, intermediado pelo jornalista William Bonner.
Analisando o texto
- a) O intermediário da discussão entre os dois presidenciáveis é o âncora William Bonner, que, no trecho dado, introduz o programa contextualizando o público quanto à dinâmica do debate, volta a se manifestar para passar a palavra a Dilma Rousseff e, no final, intervém para reforçar que os candidatos devem seguir o protocolo da cerimônia.
- b) A primeira fala de Dilma Rousseff após o subtítulo "Pergunta 1" equivale à sua resposta à pergunta de Aécio Neves, que, por sua vez, segue com sua réplica. Por fim, Dilma Rousseff, com sua última fala no trecho, enuncia sua tréplica.
- c) Nessa rodada, o candidato questionado tem 1:30 minutos para responder à pergunta feita pelo concorrente e 0:50 minutos para rebater a réplica do outro presidenciável, totalizando 2:20 minutos.
2. No texto, as duas primeiras falas do subtítulo "Pergunta 1" apresentam acusações de Aécio Neves ao exercício do primeiro mandato de Dilma Rousseff e uma consecutiva defesa da então presidente do Brasil, que. na ocasião, dirige uma acusação à Revista Veja.
Justificando os itens
- a) Em sua primeira pergunta, Aécio Neves tece duas acusações a Dilma Rousseff: o exercício de uma campanha caluniosa e difamatória no ano eleitoral de 2014 e o envolvimento em um escândalo de corrupção na Petrobras.
- b) Para se defender da investida de Aécio Neves, Dilma Rousseff dirige-se à Revista Veja como um veículo calunioso, difamatório e conivente com golpes de estado.
3. Ao rebater a réplica de Aécio Neves, Dilma Rousseff tece uma crítica a dois representantes específicos da imprensa brasileira, afirmando ser desfavorecida em detrimento da promoção da imagem do concorrente.
Analisando o texto
- a) Em sua tréplica, Dilma Rousseff afirma acreditar que a Revista Veja e a Revista Isto É cobrem as eleições de modo parcial, favorecendo Aécio Neves.
- b) Trata-se de uma acusação grave que, se procedente, representa uma inobservância à ética profissional do jornalismo ao transmitir informações enviesadas com o fim de atender a interesses particulares.
Aprenda mais sobre interpretação de texto: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ3