História, perguntado por juanalves17, 10 meses atrás

1) Em relação aos movimentos denominados INCONFIDÊNCIA MINEIRA, de 1789 e CONJURAÇÃO BAIANA, de 1798, identifique:



a) os setores sociais neles envolvidos.

RESP:





b) os objetivos políticos que possuíam em comum.



RESP:



2) "Atrás de portas fechadas, à luz de velas acesas, entre sigilo e espionagem acontece a Inconfidência." (Cecília Meireles. ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA) Explique

a) Por que a Inconfidência, acima evocada, não obteve êxito?



RESP:



3) A execução de Tiradentes teve um sentido bem mais amplo que o de um enforcamento. Tratava-se de uma punição exemplar: esquartejar, exibir o corpo nos locais onde os "crimes" foram praticados, salgar terrenos e demolir casas faziam parte do esforço de apagar a memória do "criminoso" e reavivar a memória da punição de seus crimes. Por estas práticas, afirmava-se o poder do soberano e incutia-se temor em seus súditos. (Adaptado da série REGISTROS, n¡. 15, DPH, 1992)



a) Por que as reivindicações dos participantes da Conjuração Mineira foram consideradas "crimes", em 1789?



RESP:



b) O que quer dizer castigo exemplar?



RESP:



4) Reforma tributária ou derrama A reforma tributária em andamento é uma verdadeira derrama de final de milênio. Nunca em nosso país, nem na época de Tiradentes, se chegou tão longe. "O Globo", 20/8/99. Explique

a) o que foi a "derrama" na época de Tiradentes, no Brasil Colônia?





RESP:



b) por que foi instituída a "derrama"?



RESP:





5) Durante os últimos anos do século XVIII, o Brasil colonial foi abalado por diversas revoltas e insurreições em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na Bahia. Essas revoltas e rebeliões se caracterizaram como questionadoras da ordem colonial em seus aspectos políticos, sociais e econômicos.



a) Como ficaram conhecidas as revoltas ocorridas no final do século XVIII em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e na Bahia?



RESP:





b) Quais foram as duas grandes influências políticas e intelectuais dos revoltosos desse período?



RESP:







6) A Conjuração Baiana (1798) diferenciou-se da Conjuração Mineira (1789), entre outros aspectos, porque aquela:


a) envolveu a alta burguesia da sociedade do Nordeste.


b) pretendia a revogação da política fiscal do Marquês de Pombal.


c) aglutinou a oficialidade brasileira insatisfeita com seu soldo.


d) teve um caráter popular, com preocupações sobretudo sociais.


e) ficou também conhecida como "revolta dos marinheiros".





7) Usando como referência a origem social dos seus protagonistas, pode-se afirmar que a chamada Inconfidência Mineira foi



a) um movimento de contestação ao sistema colonial que teve como seus principais agentes idealizadores os grandes fazendeiros e mineradores, além de burocratas e militares.



b) um movimento encabeçado pelos grandes proprietários de escravos, insatisfeitos com a cobrança da taxa de capitação sobre a mão-de-obra cativa.



c) uma revolta dos mineradores, liderados por Felipe dos Santos, que protestaram contra a instalação das Casas de Fundição.



d) uma sedição que teve a decisiva participação das massas populares (especialmente artesãos e camponeses), lideradas pelo soldado José Joaquim da Silva Xavier, conhecido como o "Tiradentes".



e) uma conjuração liderada pelos intelectuais residentes nas vilas mineiras, que se reuniam para conspirar contra o governo metropolitano nos encontros da Sociedade Literária.​

Soluções para a tarefa

Respondido por nayanetk20
1

Resposta:

ficou conhecida como revolta do mineinho

Perguntas interessantes