1. Em relação ao processo de imigração no Brasil e ao contexto vivenciado pela sociedade brasileira no século XIX, assinale a alternativa que corresponde a teoria científica que influenciou e justificou a preferência por imigrantes europeus no Brasil durante o século XIX: *
1 ponto
a) Direitos Inalienáveis,
b) Darwinismo Social
c) Fisiocracia
d) Contrato Social
Soluções para a tarefa
A alternativa que melhor responde essa pergunta é a letra b).
Durante o século XIX, a família imperial que governava o Brasil com o suporte das elites nacionais (em geral, latifundiários), iniciaram um programa de incentivo à chegada de imigrantes da Europa ao Brasil.
Uma das teorias por trás dessa política, foi o Darwinismo Social, que deturpava a teoria evolucionista e tentava provar de maneira científica a suposta superioridade da raça branca às demais raças.
Dessa forma, quanto maior o "branqueamento" no país, melhor, segundo a visão dessas elites.
A teoria que melhor explica é o (b) Darwinismo Social.
O processo de imigração no Brasil demonstrou a preferência de imigrantes europeus, principalmente no século XIX.
Essa teoria do darwinismo social faz uma relação com a teoria da seleção natural postulada por Darwin, ou seja, da mesma forma que as características foram selecionadas por aquelas mais adaptáveis, assim ocorre com a sociedade.
A visão da época era de que a população europeia seria mais interessante para ocupar o território brasileiro, principalmente por serem brancos.
Essa ideia demonstra o quanto o preconceito já vem enraizado na sociedade há muito tempo.
Para saber mais, veja:
https://brainly.com.br/tarefa/21332665