1. Em relação ao processo de emancipação política do Brasil, pode-se afirmar que o contexto remonta a: *
1 ponto
a) Abolição da escravidão, fato que criou um sentimento de nacionalidade e luta pela igualdade.
b) Chegada da Corte Portuguesa no país em 1808 e a aproximação e fortalecimento das elites locais com o monarca.
c) Conjuração Mineira, fato que levou Tiradentes a liderar o movimento de Independência no país.
d) Conjuração Baiana, movimento que permitiu que a liderança da independência estivesse com afrodescendentes.
2. Entre 1821 e 1822 agravou-se a tensão política entre Brasil e Portugal. O fato histórico que corresponde a permanência de D. Pedro I no Brasil em janeiro de 1822, desobedecendo as ordens de Portugal ficou conhecido como: *
1 ponto
a) Dia do Fico.
b) Dia da Independência.
c) Reunião do Conselho de Estado.
d) Dia do Cumpra-se.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) - LETRA (B) - 2) - LETRA (A)
Explicação:
1 - É correta a alternativa B, de modo que, a partir de 1808, a então colônia portuguesa do Brasil foi passando por uma série de mudanças que elevaram o seu status e que acabaram por tornar a dependência política uma situação insustentável.
São exemplos de mudanças neste sentido a elevação do Brasil a categoria de Reino (que dava uma série de liberdades políticas para os brasileiros), a abertura dos portos para as nações amigas (o que, na prática, acabava com o monopólio mercantil português e desenvolvia a economia nacional) e a permissão da instalação de manufaturas e jornais no Brasil.
2 - É correta a alternativa A, sendo o Dia do Fico (9 de Janeiro de 1822) o dia em que Dom Pedro II, príncipe herdeiro ao trono português, recusou-se a obedecer as ordens de que deveria voltar para Portugal.
Com isto, marcou posição em favor do Brasil (e contra Portugal), tendo sido figura central na independência do país, conquistada sem longas guerras (como nos países vizinhos) e que manteve o modelo de Monarquia.