1- Em relação à Constituição Imperial, de 1824, é correto afirmar que nela
a) foi consagrada a extinção do tráfico de escravos, devido à pressão da sociedade liberal do Rio de Janeiro.
b)foi abolido o padroado, assegurando ampla liberdade religiosa a todos os brasileiros natos, limitando os cultos religiosos aos seus templos.
c)foi introduzido o sufrágio universal, somente para os homens maiores de 18 anos e alfabetizados, mantendo a exigência do voto secreto.
d)o poder moderador era atribuição exclusiva do Imperador, conferindo a ele, proeminência sobre os demais poderes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d)o poder moderador era atribuição exclusiva do Imperador, conferindo a ele, proeminência sobre os demais poderes.
Explicação:
Resposta:
Alternativa D
Explicação:
A extinção do tráfico de escravos foi somente em 1850, através da lei Eusébio de Queirós. Por pressão dos movimentos abolicionistas e pressão externa, principalmente vindo da Inglaterra.
Na época, a maioria das questões sociais envolvendo os nativos, ou aos africanos escravizados, foram deixadas de lado, incluindo questões religiosas. Os escravos ainda eram proibidos de exercer sua religião e o mesmo aconteceu para as etnias indígenas.
O voto era só para homens, de mais de 21 anos, alfabetizados. O voto era indireto (cidadãos votavam em Eleitores de Província, que então escolhiam os parlamentares) e era censitário (limitado por condições financeiras). Descaracterizando a alternativa.
Foi instituído o poder Moderador, que tinha total poder sobre os outros poderes, este poder só era do Imperador. Este item é o único correto.
ESPERO TER AJUDADO :)